Os dados mais recentes do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, citados pela Rádio Renascença, mostram que quase meio milhão de portugueses - 498.634 - estão em isolamento em consequência do vírus. Se há dois anos, esta realidade era uma novidade, agora é uma norma. De certeza que já estiveste em isolamento por causa do coronavírus, ou conheces alguém que já tenha estado.

Por isso, para ti que estás em isolamento ou conheces alguém que esteja, aqui vão algumas dicas para tornares os teus dias produtivos, ainda que confinado num divisão da casa. Segue-as se a tua condição te o permitir, claro.


Quantas coisas já deixaste por fazer por não teres tempo? Parece que agora não há desculpa. Se ficaste em isolamento - e te sentes bem, sem sintomas ou com sintomas ligeiros -, aproveita para cuidar de tudo aquilo que estava em stand-by. Para que nada te passe ao lado, reunimos algumas sugestões para ti.


1 – Arrumar, arrumar, arrumar

Estás isolado no quarto? Enfrenta a cadeira da vergonha e arruma as roupas que estão acumuladas há dias ou semanas! Aproveita e dá uma reviravolta ao teu armário ou muda a disposição dos móveis do teu quarto.

2 - Cozinhar

Esta dica é especialmente pensada para aqueles que vivem sozinhos e que podem usufruir de todas as divisões da casa. Se é o teu caso e se a cozinha é uma terapia para ti, aproveita para pôr em prática as receitas que já querias experimentar há muito tempo. Nada como um prato criativo e saboroso para combater o tédio. Se a cozinha não é o teu forte, esta é a altura ideal para experimentares novos pratos. Isto claro, se não perderes o paladar.


3 – Ouvir a RFM

Podes ouvir mais a RFM. Madruga com a Carolina Camargo, depois anima-te com o “Café da Manhã”, almoça com o José Coimbra, lancha com o Paulo Fragoso e inicia o teu final de tarde com o “Wi-Fi”, com a Joana Cruz, o Daniel Fontoura e o Rodrigo Gomes e dá início à noite com a Inês Andrade. Depois nada como terminar o dia com o mítico o Oceano Pacífico, com a Ana Colaço. Humor, grandes músicas e conteúdos divertidos não te vão faltar. Nada melhor do que teres a RFM, 24 sob 24 horas. Espreita a nossa programação, no site ou na APP da RFM! À sexta e ao sábado há sempre muitas novidades. E não te esqueças que, na RFM, o fim de semana começa à sexta!


4 – Diverte-te com o site ou com a APP da RFM

Queres saber curiosidades sobre a atualidade? E sobre o último filme que saiu? E histórias emocionantes, insólitas e muito divertidas? Põe-te a par de tudo no nosso site. Porque nem tudo é sobre o Covid. Tens podcasts e vídeoscasts disponíveis no site e na APP da RFM como, por exemplo, “Informação Privilegiada” do Luís Franco-Bastos, “Stand Up na Hora” do Salvador Martinha ou ainda “Cara Podre” do WiFi, entre muitas outras coisas divertidas!


5 – Organizar o computador

Organizar o ambiente de trabalho do teu computador. Se acumulas facilmente documentos e pastas no teu computador, esta é uma altura ideal para organizar tudo. Aproveita e seleciona as fotografias que já tiraste há mais de cinco anos, mas que ainda não foram revistas, porque ainda não tiveste tempo nem paciência para tal. E que tal revelá-las e criar álbuns? Nunca se sabe quando é que o computador decide pregar-te uma partida. Ninguém quer perder memórias e muito menos nós, como bom povo saudosista que somos.

6 – Ler

Ler. A maioria das pessoas diz que não lê tanto quanto gostaria porque não tem tempo. Agora, não há desculpas. Dá uma oportunidade aos livros que se estão a acumular na tua mesa de cabeceira e a ganhar pó. É uma boa forma de viajar, aprender coisas e ginasticar o cérebro.


7 – Ver séries e filmes

Quem é que não gosta de ver uma boa história? Comédia, drama, romance, ficção científica. Tu escolhes. Mas não te esqueças dos pontos anteriores. Sabemos o quão fácil é ficar viciado numa série.

8 – Bricolage e afins

Esta tanto se pode aplicar a quem vive sozinho ou não. Pendura os quadros ou monta os móveis que já compraste há semanas, mas que ainda se encontram num canto da casa. É a oportunidade perfeita para decorar ou redecorar a tua casa.


9 – Mudar uma divisão sem comprar nada

Mudar é bom. E sem comprar nada é ainda melhor. Ficas com a sensação de que estás num espaço novo e sem grande esforço. Experimenta mudar a cama de sítio. O roupeiro ou a secretária. E que tal a sala? Aproveita ao máximo o espaço da tua casa e torna as divisões o mais acolhedoras possível.


10 – Adiantar trabalho

Se ainda estás a estudar, aproveita o isolamento para te dedicares à tese que estava em stand-by ou para estudar para os exames. Rever a matéria que deste até agora, apontar ideias para futuros projetos, organizar documentos em dossiers. Sempre tiveste o sonho de escrever um livro? Põe-no em prática. Dá asas à tua imaginação.


11 – Planear férias

Planear as férias de verão. Campo ou cidade? Praia ou montanha? É o momento para pensares sobre isso, e quem sabe se não encontras a promoção perfeita. Esperamos que a pandemia não se meta também nos planos.


12 – Fazer pilates

Longe do stress do dia a dia, dá uma oportunidade ao pilates. Nada como usufruir de alguns minutos para acalmar o corpo e a mente. Podes encontrar exercícios on-line.

13 – Dormir

Recupera as horas de sono perdidas à conta do stress e do trabalho. Descansa e faz um restart ao teu corpo. Dormir oito horas por dia faz parte dos teus planos de início de ano? Começa já para depois dar início às atividades acima mencionadas.


14 - Fazer exercício físico

Estar em casa não tem de ser sinónimo de estar parado. Há inúmeros exercícios que podes fazer. Corpo são, mente sã. E é tudo o que precisas nesta altura. Pede auxílio ao amigo Google e espreita alguns exercícios. Só precisas de força de vontade e motivação. O resto está ao teu alcance!


Como vês, ficar em isolamento não tem de ser entediante. Estar em casa pode ser produtivo! Põe em prática tudo aquilo que tinhas perspetivado até agora.