Crianças e adolescente de quarentena não tem de ser um pesadelo. Há mil e uma coisas para fazer em casa – para além das tarefas domésticas - só tens de dar asas à tua imaginação.

Aproveita para pôr em prática tudo o que tinhas deixado em suspenso e disfruta de momentos em família. Como é que podes sobreviver fechado em casa? É isso que te vamos mostrar!



Desenhar e criar mensagens de esperança

Inventa. Esta é a palavra de ordem. Queres desenhar e não tens folhas? Usa a caixa de cartão do eletrodoméstico que compraste há pouco tempo. Ou dá uma nova vida a um lençol branco. Escreve mensagens de esperança e coloca na tua janela para mostrares que estamos todos juntos nesta fase.

Em Itália, as crianças estão a desenhar arco-íris em folhas, lençóis, cartolinas e a colocar nas varandas e janelas com a frase “vai ficar tudo bem”. Em Portugal, já alguns adotaram esta tendência. Vamos fazer disto um movimento!



A cozinha é um laboratório de experiências
Faz experiências na cozinha e pede ajuda aos mais pequenos. Quem não gosta de pôr a mão na massa? Com ou sem robots de cozinha, experimenta novas receitas de bolos, queques, semifrios, ou cria até um prato novo para comeres ao jantar. A cozinha pode ser um bom laboratório e no final podes sempre provar o resultado.



Tirar o pó aos jogos de tabuleiro

Resgatar os jogos de tabuleiro que normalmente só têm mais uso no jantar de Natal quando está a família toda junta. Faz concursos e o vencedor pode ter como prémio a maior fatia do bolo de chocolate que fizeste antes.

Puzzles (ainda te lembras?)

Há quanto tempo já não fazes um puzzle? Daqueles de 100 ou mais peças. As crianças dão sempre bons palpites.



Acampar dentro de casa

Fazer tendas no sofá com lençóis e cobertores. Esta é uma brincadeira que os pais tiveram de certeza na sua infância. Aproveita e dá um ambiente acolhedor à tenda com as luzes de natal.



Sessões de cinema


Podes também usufruir da tua tenda para fazer sessões de cinema, mas não te esqueças de um elemento essencial: pipocas. Agora sim, estás pronto para usufruir deste momento com as crianças.



Como podes ver, o isolamento, em casa, não tem de ser aborrecido. E há todo um mundo, para explorar em casa, para lá dos ecrãs. Esta é uma fase de união e aproveita-a para criar momentos em família para que no futuro possas associar algo de positivo à palavra Coronavírus.