Está de chuva, mas a primavera começa hoje! Ao que tudo indica, o equinócio desta estação do ano deu-se às 3h49.

Em Portugal e no resto do mundo, a primavera é uma das estações mais desejadas do ano por trazer consigo mais sol, calor, flores, dias maiores, uma nova forma de ver a vida e um bom humor generalizado. Este ano, é no entanto, diferente! Ao contrário daquilo a que estamos habituados, a chegada da primavera não significa, desta vez, propriamente mais ar livre. Também havemos de sentir menos alergias 😊


Porque é que a primavera é celebrada em dias diferentes?

Embora a cultura popular nos diga que a primavera costuma começar no dia 21 de março no hemisfério norte, a verdade é que o início desta estação (e de qualquer outra) depende da órbita da Terra em torno do Sol.

É desta forma que a primavera chega em dias voláteis, já que o equinócio acontece quando a nossa estrela cruza o equador celeste, ou seja, a projeção do plano equatorial da Terra no espaço. Nesta altura, o dia e a noite têm a mesma duração.

As diferentes celebrações e tradições


A história conta-nos que os povos antigos agradeciam à Mãe Terra, tal como chamavam a Natureza, tudo aquilo que recebiam e agradeciam-lhe organizando grandes festivais. Aqueles que eram feitos na primavera comemoravam a fertilidade, uma vez que homens, plantas e animais se preparavam para uma nova fase, após o repouso do inverno. Atualmente, os festivais acontecem numa altura em que o Mundo se torna mais bonito e florido.

Índia – Holi Festival:


Todos os anos, os hindus celebram a chegada da primavera com um festival onde a cor é a protagonista. No entanto, este ano foi decretado o cancelamento destas festividades em algumas regiões devido ao aumento de casos de Covid-19.

Normalmente, o ambiente que se vive é de grande felicidade, já que são acesas fogueiras na noite anterior ao festival e no próprio dia são lançadas ao ar várias cores que são atiradas pelas pessoas.

Para os hindus, este festival representa a comemoração do fim do inverno e o triunfo do bem sobre o mal. Esta festividade acontece sempre em março, apesar de não ter uma data fixa.



Japão – Hanami:

No Japão, o florescer das cerejeiras marca o início da primavera e tem um grande significado. Hanami é a festividade que contempla este florescer que é já uma tradição antiga preservada até hoje.


As famílias costumam sair à rua para contemplar as flores de cerejeira que, para os japoneses, é vista como uma flor da felicidade que depois de levada pelo vento forma tapetes bonitos no chão.


Ao contrário do que aquilo que esperavam, os japoneses só vão poder assistir a este fenómeno através das suas casas devido à pandemia que também assolou o país.



Espanha – Las Fallas:

Apesar de, este ano, ter sido suspenso devido à pandemia que se vive também em Espanha, este é um festival que traz milhares de pessoas para as ruas de Valência. Durante uma semana, a população celebra a primavera com fogueiras e fallas – grandes figuras satíricas feitas de massa de papel ou madeira.

Esta festividade começa no dia 19 de março com procissões em honra de São José – santo popular da igreja católica que, graças aos seus valores, originou o Dia do Pai – e termina com a queima das fallas nas fogueiras.


Irão – Novo ano persa:

A chegada da primavera significa o começo de um novo ano para os iranianos, que a celebram organizando a Nowruz. Uma festa tradicional da Ásia Central, que marca a renovação da natureza, e que pode acontecer no dia 20, 21 e 22 de março, dependendo do dia em que ocorra o equinócio da primavera.

Normalmente, os iranianos costumam visitar os familiares e amigos e aproveitam para trocar presentes. As comemorações começam quando os jovens saltam as fogueiras e se despedem do ano anterior. Ao 13.º dia de Nowruz, o último dia desta festividade, comemora-se a Natureza. Nesse dia, os iranianos acreditam que o número 13 é sinónimo de azar e, por isso, passam o dia em contacto com a Natureza porque se ficarem em casa poderão ter azar.
No entanto, esta festividade acabou por ser mais uma vítima do novo Coronavírus, já que o Irão é o terceiro país com maior número de infetados do mundo.


A primavera é a altura de equilíbrio, de florescer e de recomeçar. Dizemos, finalmente, adeus ao inverno e recebemos as boas energias que esta estação do ano nos traz.


Apesar de não podermos aproveitá-la ao máximo, neste momento, podemos sempre aproveitar o sol através da nossa varanda e sorrirmos para a vida com esperança e ânimo.

Que comecemos este novo ciclo com energias renovadas!