Chefe perfeito é chefe perfeito mesmo em tempo de crise!

A Universidade de Coimbra fez um estudo, há uns meses, sobre aquilo que é um chefe “perfeito” de acordo com a opinião dos portugueses.

Agora, numa fase de maior tensão e de teletrabalho, as características que o chefe ideal deve ter ainda sobressaem mais e precisamos todos de chefes ideais!

Como é um chefe português ideal?

O grupo de pesquisadores desta universidade portuguesa concluiu que o chefe ideal é aquele que é – por esta ordem de importância – compreensivo, respeitador, líder, justo, amigo. Aos inquiridos era pedido que, de forma natural, dissessem em 5 palavras como definem o “chefe ideal”. Mas há diferenças nas respostas de homens e de mulheres, como já vais ver a seguir!


A responsável por este estudo disse que “as características que ganham saliência no discurso das pessoas são as que remetem para a relação, para a interação”. Outra das pesquisadoras afirmou também que “se trata de eu ter um líder, um superior hierárquico, que entende as minhas motivações, reconhece o meu trabalho e compreende o que faço e como faço. E porventura quando as coisas não correm tão bem como o esperado, esperar do chefe esta virtude da compreensão.”


Mulheres e homens têm uma ideia diferente sobre o chefe ideal

Uma outra curiosidade do estudo é a relevância de determinadas características referidas por homens e por mulheres. Enquanto os homens inquiridos não dão importância à “competência” do chefe, já as mulheres mencionam que a “competência” no chefe é fundamental. Diz a pesquisa que, ao confrontar as respostas de homens e de mulheres, estas referem que o chefe ideal deve ser compreensivo, respeitador, líder, simpático e competente, enquanto os homens deixaram de lado a “competência” não a considerando uma característica fundamental do chefe ideal.


Agora que a nossa realidade mudou, queremos todos, mais do que nunca, chefes compreensivos, respeitadores, líderes, justos, amigos e competentes!

Queremos todos um boss fixe!