A aplicação Houseparty tornou-se conhecida com o início da pandemia, ao permitir aos utilizadores fazerem videochamadas e jogarem jogos simultaneamente. Só na semana passada, teve mais de dois milhões de downloads.

No entanto, desde esta segunda-feira que a aplicação está no centro das atenções por outras razões. Nos últimos dias, começaram a circular no Twitter e no WhatsApp histórias de pessoas que tinham sido vítimas de um ataque informático depois de terem instalado a Houseparty.

Este rumor – que ainda não sabemos se não passou disto ou se é mesmo verdade – teve origem num tweet, entretanto eliminado, no qual um utilizador dizia que a aplicação terá tentado aceder à sua conta do Spotify.


Uma hora depois, era publicado outro tweet que pedia às pessoas para eliminarem a Houseparty porque esta estava a tentar aceder a outras aplicações, nomeadamente as do banco. Embora estes tweets já tenham sido apagados, foram amplamente partilhados e foi o suficiente para milhares de pessoas eliminarem a aplicação do seu telemóvel.


O que tem a Houseparty a dizer sobre isto?

A aplicação não só nega todas as acusações, como acredita que está a ser alvo de uma campanha de difamação. A Houseparty está a investigar e pede colaboração: a empresa está a oferecer um milhão de dólares a quem provar que se trata de uma campanha de difamação.


A Houseparty, que é propriedade da Epic Games, uma empresa de jogos avaliada em mais de 15 mil milhões de dólares, deixou ainda um esclarecimento na sua conta oficial do Twitter: "Todas as contas são seguras - o serviço é seguro e nunca foi comprometido".


O especialista em segurança, Lukas Stefanko, refere ainda, em entrevista à Forbes, que a Houseparty é uma aplicação segura, comparativamente a outras, e que o único risco que existe é o facto de qualquer utilizador que adicionares na aplicação poder iniciar imediatamente uma videochamada contigo.


Estas são as duas versões da história. Também se lê que, com o início da pandemia, aumentaram os ataques informáticos. Por isso, não dês tréguas e não partilhes as tuas informações pessoais na internet. Torna a tua quarentena segura!