O isolamento social é a nova norma e não só alterou a tua vida pessoal, mas também a profissional e a escolar. Há quem esteja numa pausa (prolongada) do trabalho e há quem trabalhe ou estude a partir de casa.


Nesta altura, as videochamadas substituem as reuniões e as aulas presenciais e, por isso, aplicações como o Zoom registaram um aumento do número de downloads nos últimos dias.

Mas sabias que esta aplicação tem uma ferramenta, chamada de “indicador de atenção”, que alerta o teu chefe ou professor quando não estás a prestar atenção? Calma, não entres já em pânico. Esta ferramenta só está disponível para quem tem a versão 4.0 ou superior.


Eis como funciona:


A quem tem acesso a esta ferramenta, o Zoom permite aos administradores da reunião perceberem se os participantes estão a ver outras janelas que não a da videochamada durante mais de 30 segundos.


Por exemplo, se estás numa reunião de trabalho, mas se decides abrir outra página para ver as novidades que a RFM tem no site, e se demorares mais do que 30 segundos, o teu chefe recebe uma notificação. O melhor será visitares o nosso site fora das reuniões.


O administrador não sabe que tipo de sites estás a ver, apenas que não estás na janela da videochamada.


Outro aspeto importante: não há forma de saberes se o administrador da tua videochamada tem esta ferramenta ativada ou não, a menos que ele te diga.


Se és tu o chefe ou o professor, vê como podes ativar este “indicador de atenção”.


Vais ao teu perfil no Zoom, depois “gerir conta”, “configurações da conta” e aí terás esta ferramenta. Atenção, apenas está disponível nas versões 4.0 ou superior.


Agora que já conheces esta ferramenta, as tuas reuniões ou aulas virtuais já não vão ser as mesmas.