Ana Gomes está com o Wi-fi da RFM da Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura todas as quintas-feiras para falar de moda e lifestyle.

Antes era" A melhor amiga da Barbie", agora passou a ser "Ana Gomes Living".

Sabe aqui sobre o que é que ela fala esta semana...

Apesar de estarmos lentamente a regressar a uma espécie de normalidade... muitas empresas continuam a apostar no tele-trabalho. Esta opção foi inclusive uma recomendação geral : que seja uma prática adoptada pelas profissões que permitem este formato. Por esta altura já devem ter uma estratégia montada. Mas vale a pena desenvolver as melhores práticas possíveis! Aqui ficam 5 sugestões eficazes para quem tem um "home-office".

5 - Criar um ambiente de trabalho.

Na medida do possível a vossa casa deve ter um espaço que é dedicado apenas ao trabalho. Algo super errado e contraproducente será - por exemplo - trabalhar no sofá. Se tiverem um escritório ou um espaço que não associado ao descanso ou ao lazer é mesmo aí que devem trabalhar. Em alternativa devem montar um ambiente especial num espaço do dia-a-dia que pode ser montado e desmontado no principio e no final do dia de trabalho. Pode parecer um pouco estranho no começo, mas é mesmo importante associar objectos e por exemplo algumas plantas a um "novo espaço laboral" que, no limite, terá de ser organizado todos os dias.

4 - Criar Rotinas de Inicio e Fim .

As rotinas são importantes para nos colocarem no ritmo e no mood certo. Tal como é importante que aconteçam quando nos preparamos para ir trabalhar : seja porque preparamos um café, tomamos um duche e mudamos de roupa, ou porque fazemos exercício físico imediatamente antes de iniciarmos o trabalho. Também é de extrema importância que as tenhamos na altura de terminar o trabalho para não arrastarmos tarefas para o nosso espaço e tempo pessoal. Existem estratégias muito interessantes como : enviar um email para si mesmo com o um resumo das tarefas do dia, apontar os pendentes e os assuntos urgentes para o dia seguinte, ou até mesmo mudar de roupa e arrumar todo o material de trabalho. Estes exercícios de "fecho" são importantes.

3 - Planear Pausas.

Trabalhando por conta própria será mais do que razoável ter uma hora de almoço completa e duas pausas de 15 minutos sem computadores e telemóveis. Beber um café ou chá à janela, dar uma pequena volta ao quarteirão ou fazer alguns exercicios de respiração são uma prática importante e que ajudam a depois regressar com uma energia renovada. No caso de trabalharem para uma empresa revejam as politicas internas relativas a este assunto. Em todo o caso a vossa hora de refeição deve ser totalmente desconectada de assuntos laborais.

2 - Socializar.

Dentro das regras, naturalmente. Mas é muito importante que mantenham o contacto com colegas de trabalho ou, quem trabalha por conta própria, com outros colegas do mesmo ramo. É importante que não se sintam isolados nas preocupações que vão surgindo. Mais do que nunca é importante partilhar e estar a par das situações similares.

1 - Se necessário tirem férias!

É legitimo que se sintam cansados ou até com falta de tempo para não fazer nada. Claro que quando pensamos em férias não pensamos em todas as condicionantes que fazem parte dos dias complexos que vivemos. Mas também é importante e muito justo saber e ter de parar! Se necessário tirem alguns dias de férias para se organizarem sem terem de se focar no trabalho.

Sabe mais AQUI

E-mail :amelhoramigadabarbie@gmail.com