Portugal faz parte da lista dos 14 países selecionados do Prémio de Literatura da União Europeia, para a edição de 2021!


O nosso país vai ter, mais uma vez, a possibilidade de distinguir um escritor como já foi o caso de Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz e David Machado, premiados em 2009, 2012 e 2015.


O objetivo deste prémio é valorizar a literatura europeia e divulgá-la ao resto do mundo, assim como promover a circulação de obras e autores.


Desde a criação do galardão, a organização seleciona países da União Europeia para entrarem na corrida e depois a escolha fica ao cargo de cada um dos estados-membros e de um painel de jurados.


Apesar de o concurso estar aberto aos 41 países atualmente abrangidos pelo programa Europa Criativa, a organização divide-o em ciclos de três anos. Assim sendo, a cada ano é selecionado um conjunto de países que corresponde a um terço do total de participantes.


Para além de existir a obrigatoriedade de serem cidadãos de um dos países selecionados, os autores escolhidos têm de ter entre dois a quatro livros de ficção publicados e a obra premiada deve ser o último trabalho realizado.


A seguir os passos dos três autores portugueses já distinguidos, temos cada vez mais orgulho em ver Portugal a distinguir talento nacional!