"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.

Há dias lancei o ebook "Tentações Conventuais e Tradicionais" disponível na app "Há alguém mais gulosa do que eu?", este Bolo de Noz com Doce de Ovos é uma das delícias que encontram neste minilivro. Existem casamentos perfeitos de sabores e aqui está um bom exemplo! Uma massa fofinha confecionada com noz moída, acompanhada por um cremoso doce de ovos, é ainda polvilhado com canela em pó. O que dizer mais? Neste ebook apresento sugestões para qualquer altura do ano, algumas opções sem glúten. Receitas para partilhares com outros gulosos, doces que podes fazer para celebrar épocas festivas ou para solucionar um ataque de gula, para quando precisamos de um doce que nos deixe a babar. Eu aposto que já estão a salivar com este bolo!


Ingredientes:

Bolo:
7 ovos
200 g de açúcar mascavado
200 g de noz picada
150 g de manteiga
100 g de farinha com fermento
Canela em pó q.b. para polvilhar

Doce de ovos:
12 gemas
250 g de açúcar
125 ml de água

Modo de Preparação:

Bolo: pré-aquecer o forno a 175º C. Untar uma forma com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Bater a manteiga com o açúcar e os ovos. Misturar os restantes ingredientes. Verter na forma e levar ao forno durante 45 minutos. Deixar arrefecer e desenformar. Cortar o bolo ao meio. Rechear e cobrir o bolo. Polvilhar com canela em pó.

Doce de ovos: levar ao lume a água com o açúcar, deixar ferver até aos 106º C (ponto de cabelo). Colocar as gemas numa taça e rebentar com uma faca, misturando sem bater muito. Passar as gemas por um coador. Misturar na calda de açúcar e levar novamente ao lume, até engrossar, em movimentos "vai e vem" (e não em círculo), sempre a mexer o fundo do tacho, para que o doce de ovos fique liso e uniforme. Verter numa taça para arrefecer.