"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.

Se és fã de manga tens mesmo de experimentar este bolo que "cheira e sabe a verão". Apresenta uma massa confecionada com chocolate branco derretido, um creme aveludado de queijo creme e baunilha, e ainda um doce de manga caseiro no recheio e na cobertura. Também podes decorar com raspas de chocolate, frutos vermelhos e hortelã, para um toque extra de sabor e frescura. Depois de fazeres esta receita tira uma fotografia ao bolo e publica no Facebook da RFM. Espero que gostes!


Ingredientes:

Bolo:
4 ovos
230 g de farinha de trigo com fermento
220 g de açúcar
100 g manteiga amolecida
100 g de chocolate branco de culinária
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Doce de manga:
150 g de manga triturada
60 g de açúcar
50 ml água

Creme:
200 g de queijo creme
130 g de açúcar em pó
100 ml de natas frescas
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Decoração:
Frutos Vermelhos
Raspas de chocolate
Folhas de Hortelã

Modo de Preparação:

Bolo: untar uma forma com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Pré-aquecer o forno a 175º C.
Bater os ovos com o açúcar e a manteiga. Misturar o chocolate branco previamente derretido no microondas.
Envolver a farinha e o fermento. Verter na forma e levar ao forno durante 30 minutos. Deixar arrefecer e desenformar. Cortar o bolo ao meio.

Doce de manga: aquecer a água com o açúcar, num tacho ao lume. Misturar a manga triturada quando começar a ferver e deixar apurar, em lume médio, durante 4 minutos. Retirar e deixar arrefecer.

Creme: bater todos os ingredientes até ficar com consistência de chantilly.

Montagem: colocar a base de massa de bolo num prato. Espalhar metade de creme. Distribuir metade do recheio de manga. Sobrepor a outra metade de massa de bolo. Espalhar o creme restante, decorar com o doce de manga, frutos vermelhos, raspas de chocolate e folhas de hortelã.