Se antes para ir à piscina era preciso apenas bom tempo, uma toalha e o fato de banho vestido, agora há regras que devemos de respeitar para que possamos trazer alguma normalidade ao nosso verão.


A Direção Geral da Saúde (DGS) publicou as normas relativas ao funcionamento e utilização de piscinas ao ar livre, aprovadas pelo Governo.


1 - Aos responsáveis das piscinas


Os responsáveis de piscinas de empreendimentos turísticos ou de alojamentos locais devem pôr em prática procedimentos de prevenção e controlo da infeção, de forma a assegurar o cumprimento de regras de ocupação, permanência e higienização dos espaços.

Além disso, devem afixar, num lugar bem visível, as regras de funcionamento e as medidas de prevenção e mitigação. Também devem adotar um sistema de sinalização à entrada do recinto que permita aos utentes obter informação sobre a ocupação do espaço, utilizando um código de cores.



2 - Distância social


As cadeiras, espreguiçadeiras, chapéus-de-sol ou colmos devem cumprir o distanciamento de três metros.



3 – Equipamentos de uso coletivo devem ser evitados


Os equipamentos usados por várias pessoas como as boias, colchões ou outros devem ser evitados.



4 – Nestes espaços, deves usar calçado


Quanto aos chuveiros exteriores, instalações sanitárias e áreas de circulação das piscinas ao ar livre "é obrigatório o uso de calçado".



5 - Lotação das piscinas


A ocupação máxima de cada piscina deve ser definida pela autarquia local competente. Também esta pode alterar a data e os horários de abertura ao público e funcionamento das piscinas.