És uma pessoa que gosta de começar o dia mais tarde e temes, por isso, o regresso ao escritório?


Agora que as rotinas começam, gradualmente, a voltar ao que eram – vais ter de te levantar mais cedo para vestir o outfit completo (adeus ao conjunto arranjado por cima e calças de pijama por baixo) - reunimos algumas dicas, aconselhadas por especialistas, para tornarem as tuas manhãs mais fáceis e luminosas.


1 – Diz também adeus ao “snooze”


O snooze é, para alguns, muito mais do que um botão. É um estilo de vida. Mas, segundo os especialistas, esta forma de despertar está a deixar o teu cérebro confuso. Quando adias e adias esse mesmo despertador, estás a dizer ao teu corpo que pode iniciar um novo ciclo de sono, que nunca acabará por ser concluído.

As consequências deste mau hábito são: sonolência persistente durante todo o dia; falta de eficiência nas tarefas desempenhadas e dificuldade de concentração.

Por isso, o ideal é criares uma rotina de sono: deitar e acordar sempre à mesma hora, com apenas um alarme.



2 – Molhar a cara com água fria


A água fria pode ser uma forte aliada para reduzir o cansaço, devido à mudança de temperatura corporal que provoca.



3 – Evita comer açúcar até ao almoço


Um pequeno almoço recheado de açúcar pode levar ao clássico aumento e queda de açúcar no sangue, o que faz com que te possas sentir mais cansado. Dá primazia à fruta, que também é doce, e tem apenas açúcares naturais.



4 – Vamos reduzir no café?


Eu sei que pode ser difícil para ti começares o dia sem o teu café, mas o excesso de cafeína logo pela manhã pode ter o efeito contrário e pode fazer com que fiques mais cansado.

Vamos trocar a caneca de café para uma chávena?



5 – Sai de casa mais cedo e ativa o teu cérebro


A luz solar aumenta os níveis de serotonina do teu corpo, o que pode influenciar a tua energia ao longo do dia. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Rochester, passar algum tempo na natureza "faz as pessoas sentirem-se mais ativas".

Por isso, aproveita e sai mais cedo de casa para dar um passeio pela tua rua. Ou toma o pequeno-almoço na varanda, por exemplo. Ou então abre as janelas, assim que acordares, para deixares o sol iluminar-te enquanto te arranjas para ir para o trabalho.