A Ana Gomes está com o Wi-Fi da RFM à quinta feira para te dar dicas de life style, nutrição e moda.

Sabe aqui do que é que ela fala esta semana.

As dificuldades em dormir são - infelizmente - cada vez mais frequentes.

Seja pelo stress do dia-a-dia, as preocupações com o futuro ou todas as incertezas que vivemos de forma activa...

Já não é a primeira vez que o tema sono é assunto por aqui. E vamos partilhar 5 dicas que podem ajudar efectivamente. Podem existir melhorias? Sim! Mas é necessário quebrar velhos hábitos e geralmente esse é o passo mais difícil : romper com rotinas muito enraizadas.

5 - Melhorar o espaço de descanso.

Deve ser bastante arejado. Deve ser quase uma área sagrada da casa. Muito limpa, com poucos objectos, o mais arrumada possível e sem distracções. O quarto é o espaço onde devemos descansar. Não devemos ver televisão no quarto, ou passar tempo em dispositivos móveis que deve ser de descanso e descontracção. Velas e pequenos objectos decorativos podem fazer parte do quarto... mas livros em excesso, demasiadas fotografias ou elementos de distracção podem contribuir para o efeito contrário ao que pretendemos : dormir. O mesmo no que diz respeito ao arejamento da divisão e à mudança frequente de lençóis.

4 - Roupa de Cama.

No ponto anterior falámos de como é importante que as divisões sejam arejadas e a mudança de lençóis frequente. É igualmente importante que os lençóis sejam confortáveis e que consigamos manter uma temperatura amena no quarto. Demasiado Frio ou Calor influenciam a nossa capacidade de relaxamento.

3 - Luminosidade.

Quer sejam lâmpadas com uma luz muito branca, ou a luz azul dos dispositivos móveis. Nenhum destes detalhes contribui de forma positiva para induzir o sono. Podem ser mudanças difíceis de fazer... mas vale a pena tentar. Manter o telemóvel no modo noite, ou em modo voo e suficientemente longe para que não seja fácil ir lá espreitar. Luz suficiente para ler um livro e de preferência num tom baixo.

2 - Experimentar Exercícios de Relaxamento.

Tais como exercícios de respiração, músicas que tenham a capacidade de nos acalmar ou mesmo alguns exercícios de yoga ou alongamentos. Vale a pena descomprimir o corpo e deixar a mente ir. Essencialmente porque o que nos impede de dormir não costuma ser assuntos do momento presente... mas sim inquietações que não conseguimos resolver no momento. Estes exercícios tendem a ser desprezados e podem mesmo fazer toda a diferença.

1 - Evitar refeições pesadas ou alimentos estimulantes.

E sim... infelizmente os alimentos doces e o chocolate fazem parte desta lista. Quanto mais leves formos para a cama, mais preparado o nosso corpo se vai sentir para adormecer... já que estamos a respeitar os ritmos circadianos!

Boa Noite!