Melgas... porque é que uns são mordidos e outros não?

AS MELGAS DEFINEM OS SEUS ALVOS A PARTIR DO TIPO DE SANGUE, DO ODOR CORPORAL E ATÉ DO ÁLCOOL INGERIDO

Madalena Costa
Ana Margarida Oliveira


No verão, é certinho! Elas andam aí e uns são atacados e outros não!

Na esplanada, nas ruas, às vezes na praia ao fim do dia, em casa, sempre que abres as janelas no lusco-fusco ou à noite, com as luzes acesas, é certo que tens a "companhia" das melgas. Começam a fazer uma espécie de "voo picado", com aquele zumbido irritante, e picam.

Agoram, a questão é saber porque é que há pessoas que são umas autênticas vítimas das melgas e outras que saem ilesas como se nada fosse, quando elas atacam?


Sucede que existe uma explicação!



Ao que parece, a genética é a principal causa apontada para que algumas pessoas sejam mais atraentes para as melgas do que outras, mas também há certos elementos no nosso corpo que as faz escolher muito bem o alvo a atacar.


O que é que, afinal, atrai as melgas?


Apesar de existir uma tendência natural para os mosquitos escolherem certas pessoas para picarem em detrimento de outras, o odor corporal que cada pessoa liberta é percecionado por eles como algo apetecível em certos casos.


Para além disso, o tipo de sangue de cada pessoa tem também muito influência . Ao que parece, o tipo sanguíneo O tem muitas probabilidades de ser mais atraente para as melgas e para os mosquitos do que outros.


Como se o odor corporal, a genética e até o tipo de sangue não fossem suficientes, os mosquitos têm ainda como alvo preferencial as mulheres grávidas e os atletas.


Isto porque as grávidas emitem mais dióxido de carbono do que as restantes pessoas e estes predadores conseguem detetar exatamente isso. Já os atletas comportam mais ácido úrico e láctico na pele e, por isso, acabam por ser um apetitoso alvo.


Se no verão gostamos de bebidas frescas para aguentar o calor, o álcool não é a melhor opção. As melgas conseguem sentir o aumento da temperatura corporal que o álcool provoca nas pessoas e, por isso, não as deixa escapar.



Há quem diga ainda que a cor da roupa é também importante! O encarnado e os tons escuros, como azul e preto, atraem, ao que parece, as melgas e os mosquitos.


Para te veres livre das melgas, um repelente pode fazer toda a diferença na hora de andar na rua, numa esplanada, ou até mesmo em casa com as janelas abertas.
Se à noite a tarefa de dormir se torna complicada a solução pode passar por te taparas até que elas se cansem de andar à procura!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Portugal lidera a lista dos ma...Portugal lidera a lista dos maiores apreciadores de vinho do mundoOS PORTUGUESES SÃO CONSIDERADOS OS MAIORES APRECIADORES DE VINHO E OCUPAM A PRIMEIRA POSIÇÃO DO RANKING MUNDIALmaisHá hotéis a dar indemnizações ...Há hotéis a dar indemnizações de 3 mil dólares a quem ficar infetadoOS HOTEIS TÊM APRESENTADO VÁRIAS INICIATIVAS PARA ATRAIREM TURISTAS. ALGUMAS PODEM SER MAIS INSÓLITASmaisA RFM vai passar por ti com a ...A RFM vai passar por ti com a RFM Feeling Good Rolling VanESTAS FÉRIAS, A RFM VAI PASSAR POR TI COM A RFM FEELING GOOD ROLLING VAN COM MUITA MÚSICA E BOA ONDA!maisAbrimos o cofre das grandes mú...Abrimos o cofre das grandes músicas. É o RFM Toca PortugalOUVIMOS HORAS DE GRAVAÇÕES INÉDITAS E EXCLUSIVAS. VAMOS PARTILHAR CONTIGO AS MELHORES ACTUAÇÕES DE MUSICOS PORTUGUESES. É O RFM TOCA PORTUGAL.maisChef Kiko resolve com marinada...Chef Kiko resolve com marinada de carnesCHEF KIKO RESOLVE COM VÁRIAS SUGESTÕES PARA A PREPARAÇÃO DE MARINADAS COM DIVERSAS CARNESmaisAdú… a história emocionante de...Adú… a história emocionante de um menino migranteO FILME ADÚ É EMOCIONANTE E INTENSO E PROPORCIONA MAIS UM OLHAR SOBRE O TEMA DA MIGRAÇÃOmaisA avó sensação do Instagram: t...A avó sensação do Instagram: tem 92 anos e quase 4 milhões de seguidoresHELEN RUTH ELAM VAN WINKLE, MAIS CONHECIDA NO INSTAGRAM POR BADDIE WINKLE, CONTINUA A CONCRETIZAR SONHOS AOS 92 ANOSmaisAprovado o fim das comissões n...Aprovado o fim das comissões no MBWayJÁ NÃO TENS DE PAGAR COMISSÕES BANCÁRIAS CADA VEZ QUE TRANSFERIRES DINHEIRO, MAS HÁ EXCEÇÕESmais“Grease” de volta ao cinema co...“Grease” de volta ao cinema com “Summer Lovin’”“SUMMER LOVIN’”, UMA PREQUELA DE “GREASE”, AINDA NÃO TEM DATA DE ESTREIA, MAS JÁ SE SABE QUEM É O REALIZADORmais
Top