É mesmo verdade! Pode parecer estranho mas, ao que tudo indica, a vida em Marte pode ter ligações com as salinas de Aveiro.


Tudo isto está a ser estudado por um cientista português, André Antunes, que está a investigar a possibilidade de existir vida naquele planeta.



O projeto, liderado pelo português natural de Coimbra, está a ser desenvolvido por uma unidade de astrobiologia em Macau, que está com uma missão em curso com paragens previstas em Cabo Verde e nas salinas de Aveiro.


Incrivelmente, de entre tantas outras regiões que poderiam estar a ser analisadas para o projeto, as salinas de Aveiro estão a ter um importante destaque devido à sua composição.


“Tendo em conta que a água a existir em Marte será água com elevado conteúdo de sal é essencial investigarmos ambientes com elevado conteúdo de sal também no nosso planeta” revelou o cientista português.


Nesta fase, a investigação está a dedicar-se à análise de ambientes existentes no nosso planeta que podem ter condições parecidas com aquelas que podem ser encontradas em Marte.


Para além de ser um cientista português a estudar a possibilidade de existir vida em Marte, enche-nos de orgulho saber que Aveiro pode ajudar numa das maiores descobertas sobre o sistema solar.