Foram quase duas semanas pela mítica Nacional 2. A RFM atravessou Portugal de Chaves a Faro para estar ainda mais perto dos portugueses.

O RFM Sente Portugal levou a magia da rádio pelos 739 kms que cruzam 35 concelhos do território continental. A equipa da RFM deixa aqui uma palavra de agradecimento a todos os que receberam a rádio das grandes músicas e os fizeram sentir sempre em casa. Portugal tem muito para descobrir e esta viagem pela EN2 mostrou-nos um pouco mais deste nosso pequeno grande país.

RFM SENTE PORTUGAL! – Vê aqui onde estivemos:

Dia 14 Sexta Chaves Largo General Silveira (ou Largo das Freiras), entre as 17h e as 20h - atuação de Noble

Dia 15 Sábado Santa Marta de Penaguião Praça do Município, entre as 16h e as 19h
Dia 16 Domingo Mortágua Praça do Município, entre as 15h e as 18h
Dia 17 Segunda Penacova Praia do Reconquinho , entre as 17h e as 20h - atuação de Calema
Dia 18 TerçaGóis Parque das Merendas do Cerejal, entre as 17h e as 20h - atuação de Alberto Índio
Dia 19 Quarta Sardoal Praça da República, entre as 17h e as 20h
Dia 20 Quinta Avis Centro Nautico, entre as 17h e as 20h - atuação de Bárbara Bandeira
Dia 21 Sexta Almodôvar Praça da República, entre as 17h e as 20h - atuação de Miguel Gameiro
Dia 22 Sábado São Brás de Alportel Largo São Sebastião, entre as 16h e as 19h - atuação de Syro
Dia 23 Domingo Faro Praça das Docas, entre as 15h e as 18h - atuação de Nuno Ribeiro


Na RFM apostamos na ideia de que o verão 2020 vai ser um grande verão! E sempre contigo!

RFM SENTE PORTUGAL

Pudeste acompanhar esta aventura com o MEO que te liga à vida e com o Minipreço, ao teu lado, agora e sempre.

RFM SENTE PORTUGAL


 
Mapa N2 - RFM Sente Portugal
 


RFM SENTE PORTUGAL

Começou sexta feira, dia 14 de agosto em Chaves, o KM 0 da Estrada Nacional 2, e foi um começo cheio de vontade e energia. A simpatia dos flavienses, a forma fantástica como fomos recebidos, os pastéis de Chaves que são mesmo uma delícia, as termas de Chaves com as águas mais quentes da península ibérica e a exposição da Paula Rego, no museu de arte contemporânea Nadir Afonso, deixaram-nos de coração cheio. Chaves é também a cidade onde começa ainigualavel ecovia transfronteiriça que, para já, vai ate Verín em Espanha. Vamos seguir viagem para Santa Marta de Penaguião.

E a RFM faz todos estes quilómetros só para estar contigo, na tua cidade, na tua vila, no teu município! Sabemos como, tantas vezes, os 35 municípios, atravessados pela EN2, são esquecidos pelos tradicionais “mapas” de eventos e, por isso mesmo, a RFM vai ter contigo!

Vê aqui as fotos de Chaves...



No segundo dia do RFM Sente Portugal, chegámos a Santa Marta de Penaguião.

A primeira coisa que fizemos foi visitar o miradouro de São Pedro, ficámos maravilhados com a vista. De seguida fomos conhecer o trabalho do senhor Leonel, um artesão da terra, que faz trouxas de moscatel. Não, não é nada que se coma! As trouxas serverm para ajudar a transportar os cestos das vindimas.

Já sabíamos que se bebia muito bem em Santa Marta de Penaguião, mas também tivemos a certeza que os pratos típicos são de comer e chorar por mais, a câmara municipal preparou para nós um almoço delicioso, com arroz de feijão no pote, pataniscas de castanha da dona Hermínia do Marão, uma cozinheira de mão cheia. Para terminar visitámos um hotel de charme lindíssimo, o Magnificat, que tem o primeiro spa de vinho do Porto do país. Próxima paragem Mortágua.


O terceiro dia desta viagem incrível pela estrada nacional 2 foi passado em Mortágua.

Fomos recebidos de braços abertos na praça do município, onde ficámos a conhecer o barbeiro Afonso Costa, o barbeiro mais conhecido da terra, a professora Zilia que nos explicou a origem do prato mais típico de Mortágua, a Lampatana.

Descobrimos também que é em Mortágua que as selecções de canoagem de todo o mundo fazem estágio, a selecção nacional também. Provámos uma maravilha a nível gastronómico, que se chama delícia de Mortágua, o nome diz tudo.

Para além disso é em Mortágua que fica aempresa que construiu o primeiro parque eólico marítimo dos Estados Unidos.

Próxima paragem, Penacova, a vila portuguesa que tem o ar mais puro e a água mais vendida do país.

A semana começou na praia Fluvial do Reconquinho em Penacova. Estamos no km 238 da en2. Foi a primeira paragem em que tivemos pessoas em biquini a assistir à emissão. Esperemos que não seja a última! 😅

A nossa rota em Penacova incluiu uma visita aos Moinhos de Gavinhos, Mosteiro de Lorvão passando pelo penedo do Castro e terminou com várias caixas de Nevadas e pastéis do Lorvão, para comermos até não poder mais😋

Inventámos um novo desporto, o parapente em miniatura e neste momento estamos à espera que o Daniel Fontoura aterre em Góis!

Este quinto dia de viagem pela Nacional 2 começou cinzento e com alguma chuva, mas acabou com um sol espetacular que deixou marcas nos nossos corpos! Nos próximos dias, além da máscara e do álcool gel, temos de levar protetor solar!!

Fomos diretos à aldeia de Aigra Nova, uma das várias aldeias do Xisto do concelho de Góis. Vimos logo uma oportunidade de negócio e apresentámos tudo no instagram da RFM. Vê os nossos storys 😜

A emissão de hoje foi feita no Parque de Merendas do Cerejal que fica perto da Praia fluvial de Santo António, mas antes de entrarmos “no ar” ainda tivemos oportunidade de fazer uma espécie de Todo o Terreno numa carrinha de caixa aberta! É claro que criámos condições para que a viagem fosse mais confortável! 😅
Subimos ao miradouro do Rabadão, tirámos fotos incríveis, apanhámos um escaldão e comemos algum pó. Tudo isto antes das 17h.
O Alberto Índio animou as coisas em Góis, o campeão Nacional de Enduro Diogo Ventura também veio de mota até ao nosso camião e o dia acabou na Casa do Artista. A casa que acolheu os “artistas” da RFM em mais uma paragem desta grande aventura.

Tanta coisa gira para fazer em Góis. E já agora, sabias que foi em Góis que nasceu a empresa que ilumina parte de Portugal e outros países?

A aventura da RFM NA NACIONAL 2 continua e já chegámos à conclusão vamos ter de fazer esta estrada mais do que uma vez porque o tempo que temos não dá para ver tudo o que queremos.

A Vila do Sardoal recebeu a RFM nesta Quarta-feira, a entrada na Vila foi feita em grande estilo com auxílio da GNR e fomos recebidos com várias pessoas nas janelas.

Depois de um almoço que terminou com uma sobremesa deliciosa: Manjar de côco com doce de abóbora e canela que deixou toda a equipa com água na boca, fomos descobrir a praia da Lapa. Uma praia fluvial que tinha uma pequena queda de água onde conseguimos dar uns mergulhos.

Fomos revigorados para esta emissão que terminou com o público do Sardoal a oferecer uma grade de minis à equipa da RFM, parece que é costume por estas bandas. Não pagas um copo a um amigo, pagas uma grade!! 😜

Quinta feira, dia 20 de agosto:

A RFM está hoje em Avis. Pela primeira vez nesta aventura fizemos a viagem durante a noite, ou seja, acordámos já na Vila onde vamos fazer a emissão. Isso permitiu que durante a manhã tenhamos tido oportunidade de experimentar algumas das actividades disponíveis na barragem do Maranhão!! Fizemos canoagem, passeamos num barco movido a energia solar e até deu para recriar uma cena épica do cinema dando um novo final ao filme Titanic. 😝


O cenário da barragem do Maranhão foi o pano de fundo perfeito para uma emissão ao fim da tarde que recebeu a Bárbara Bandeira e contou com a presença do Fama Show da Sic.

Mal começou a emissão recebemos um cabaz de enchidos da empresa Fumeiro da Vila que nos deixou com água na boca e até conseguimos organizar um lanche de aniversário para a Joana Cruz, apesar de ela não estar presente! 😛

Sexta - feira supostamente é o melhor dia da semana, mas começar o dia com uma zaragatoa no nariz não é a coisa mais espectacular do mundo!! Ainda assim foi o que aconteceu ao Daniel Fontoura, ao Rodrigo Gomes e ao Diogo Rosa (técnico RFM). Saíram cedo de Avis em direção a Almodôvar para fazer o teste do Covid-19 para poderem ir na Segunda-feira para os Açores. Foram bem recebidos pela Fernanda Fernandes que lhes espetou cotonetes no nariz e na garganta e tornou esta viagem ainda mais memorável!

Depois desta experiência, seguiu-se outra bem mais interessante. Comer o cozido de grão típico da zona. Estava divinal, mas o Rodrigo Gomes é esquisito como algumas crianças e não come este tipo de comidas por isso pediu uma pizza que segundo ele estava inolvidável. Este almoço terminou com a equipa da RFM a provar o tradicional medronho por sugestão do presidente da câmara. E quem somos nós para recusar uma sugestão destas!
Depois de uma visita a algumas peças de arte urbana espalhadas por Almodôvar recebemos o Miguel Gameiro na emissão da RFM que confessou que para ele, a melhor imperial do mundo estava em Almodôvar.
A noite terminou num grande jantar com toda a equipa da RFM com o Miguel Gameiro e com música à mistura! Já tínhamos saudades.


A etapa Almodôvar - S. Braz de Alportel tinha um desafio pelo meio. Um desafio chamado Serra do Caldeirão. Não foi fácil fazer as 365 curvas de carro, mas de certeza que os vários ciclistas que encontrámos tiveram uma tarefa bem mais difícil. Entrámos em S. Braz de Alportel em modo “trio eléctrico” com muita gente a receber-nos às janelas. Ao almoço tivemos oportunidade de de provar várias pizzas diferentes. Figo e presunto; sardinha e tudo feito com produtos da região.

O Syro foi o convidado que animou as coisas mesmo antes da inauguração da Casa da Memória da N2. Está no km 722 é uma antiga casa de cantoneiros e neste momento alberga várias recordações de todos aqueles que passam pela N2.
Ao jantar experimentamos vários pratos típicos desta região do país. Cozido de grão, coelho, porco frito e frango com tomate. Tudo delicioso.

Km 739 e 200mt

Chegámos finalmente a Faro.
Um misto de dever cumprido e saudade invadiu a equipa que ao longo destes 10 dias percorreu Portugal de Norte a Sul. Fomos visitar o recém inaugurado marco comemorativo dos 75 anos da nacional 2, tirámos a tradicional foto e preparamo-nos para a última emissão desta aventura
A Praça das Docas foi a nossa casa durante esta última emissão que contou com a música do Nuno Ribeiro. Estando nas docas tivemos oportunidade de almoçar um bom peixe grelhado, ideal para quem comeu muito e bem ao longo destes últimos dias.
Agora é fazer dieta até Dezembro!! 😅