São os filhos sanduíche, os que não têm os privilégios que tocam aos irmãos mais velhos, nem as benesses dos mais novos. Também nunca souberam o que era ter a atenção só para si, porque quando chegaram ao mundo já tinham com quem a partilhar. Falamos nos filhos do meio, que são o motivo de vários debates e teorias.

No Dia do Filho do Meio, assinalado a 12 de agosto, mostramos as vantagens associadas a este posto que ocupam na família. Porque há que saber tirar o melhor partido de tudo.


Podes fazer o que quiseres


Se és filho do meio, sabes que podes fazer disparates à vontade. Como as atenções, por norma, poderão estar mais centradas no mais velho e no mais novo, podes fazer (quase tudo) o que te apetecer, sem que sofras grandes penalizações.



Negociar é contigo


És um ótimo negociador. Geralmente, és quem medeia os conflitos entre o teu irmão mais velho e o mais novo.



Camaleão social


Por seres filho do meio, tornaste-te num camaleão social. Estás habituado a adaptar-te a qualquer situação. Como nunca foste demasiado protegido, porque quando chegaste os teus pais já sabiam o que era a maternidade, sabes saborear a liberdade como ninguém e és o real praticante do pragmatismo.



Estás preparado para tudo


Pessoa prevenida vale por duas. E tu sabes disso melhor do que ninguém. Estás sempre preparado para tudo o que aí vem, porque já tens o exemplo do irmão mais velho. Lidar com situações novas é “peanuts” para ti.



Os filhos do meio são mais bem-sucedidos

Segundo o Buzzfeed, 52% dos presidentes de empresas norte-americanas são filhos do meio. Madonna e Martin Luther King Jr. são outros exemplos de figuras emblemáticas que tinham irmãos mais velhos e mais novos.



O melhor conselheiro


És um conselheiro nato. Como tens por base a experiência do teu irmão mais velho, sabes o que podes evitar para não dar em asneira. E, por isso, tornaste, assim, uma pessoa com mais experiência e rica em conselhos.



Ser o filho do meio é muito mais do que a própria palavra indica. É ter o apoio do irmão mais velho e saborear a responsabilidade de mostrar o mundo da melhor forma ao mais novo. É o balanço perfeito e como se diz: “no meio está a virtude”.