Há quem pense que são os homens e outros apontam para as mulheres, mas um novo estudo tira as dúvidas a todos!


De acordo com a investigação “A Gender Bias in the Attribution of Creativity”, realizada pela Universidade de Duke, na Carolina de Norte, os homens, quando comparados com as mulheres, são mais criativos. Mas, quando se avalia o trabalho final, independentemente do género, as mulheres e os homens ficam empatados.



No entanto, não é só um estudo que comprova que os homens são considerados os mais criativos. Nesta investigação, as mulheres concordaram que os homens são inovadores e estão também um passo à frente no campo da criatividade.


Mas, como é que se chegou a estas conclusões?


A investigação incluiu vários estudos diferentes que confirmam aquilo que é dito por uma das autoras. O primeiro estudo concluiu que os homens são vistos como mais competitivos, confiantes e ousados, quando comparados com as mulheres. Um outro contou com a avaliação de vários participantes, que ditaram a criatividade de arquitetos e designers de moda através de imagens - a uns foi dito que o autor era homem e outros que era mulher. O arquiteto foi caracterizado como mais criativo do que a arquiteta, apesar de as criações serem idênticas. Outro dos estudos contou com a participação de 125 participantes, que leram um texto sobre planos estratégicos concebidos por um homem ou por uma mulher, descritos, como mais ou menos, arriscados. O plano mais arriscado foi associado ao homem e foi também percecionado como sendo mais criativo e merecedor de recompensas.


Contudo, nada disto quer dizer que não existem exceções e de que as mulheres podem ser tão ou mais criativas do que os homens. A verdade é que a criatividade está presente em várias formas e feitios e os dois géneros conseguem trazer o melhor de si quando confrontados com diferentes situações.


Pode mesmo ser o caso do Dia do Artista, celebrado a 24 de agosto, onde tanto homens como mulheres põem a sua criatividade à prova. Nesta data, abordamos o ingrediente essencial para o ser: a criatividade. Será mesmo verdade que os homens são mais criativos do que as mulheres? Estudos à parte, todos nós temos os nossos talentos e a criatividade é abrangente a qualquer um de nós.



Os artistas são todos aqueles que se expressam através da arte e que conseguem com que o público fuja à realidade, nem que seja por breves minutos. Por isso e por tantos outros motivos, celebramos os artistas, que, anonimamente ou publicamente, utilizam a arte e a criatividade para fazer aquilo de que mais gostam!