Quando pensas numa pessoa inteligente, qual a imagem que te vem à cabeça? Pensas numa pessoa com óculos? Os filmes, séries e livros facilmente associam a ideia de uma pessoa com óculos a altos níveis de inteligência. E parece que não se trata apenas de uma generalização. Há sempre exceções, mas a ciência vem agora mostrar que, no geral, as pessoas que usam óculos são mais inteligentes. Em jeito de comemoração deste Dia Mundial da Visão - celebrado a 8 de outubro - mostramos-te as conclusões a que os investigadores chegaram.


Um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Edimburgo, e citado pelo jornal Nature Communications, sugere que existe uma ligação entre a falta de visão e a inteligência. O objetivo deste trabalho científico era tentar perceber se os traços genéticos de uma pessoa influenciavam a sua inteligência, ou seja, fatores como a memória, raciocínio e atenção.



Foram analisadas 300.486 pessoas, com idades compreendidas entre os 16 e os 102 anos, e os resultados mostram que existem correlações genéticas entre a função cognitiva geral e uma série de problemas de saúde, nomeadamente a falta de visão.


Concluiu-se que as pessoas que usam óculos têm cerca de 30% maior probabilidade de serem mais inteligentes. Além disso, os investigadores dizem ainda que as pessoas inteligentes vivem mais anos e têm uma melhor saúde mental.


Este estudo pode gerar alguma curiosidade, principalmente por parte das pessoas que usam óculos. No entanto, os cientistas advertem para o facto de este fator ainda ter de ser alvo de mais investigação para ser considerado 100% verdadeiro.