"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.

Hoje trago um trio maravilha num bolo fofo e delicioso: chocolate, avelã e baunilha! Quem gosta de creme de avelã e cacau vai adorar este bolo, mas na altura de escolher dá preferência a uma versão saudável ou caseira deste creme. Esta receita faz parte do meu livro Doce e (Mais) Saudável, encontras este bolo no capítulo "para gulosos com pouco tempo". É fácil e rápido, não tem glúten, nem açúcar refinado!

Se fizeres esta receita partilha a fotografia nas tuas redes sociais com as hashtags #rfm e #háalguémmaisgulosadoqueeu

Bolo de Chocolate, Avelã e Baunilha (sem açúcar refinado, sem glúten)

Ingredientes:

3 ovos
200 g de açúcar mascavado escuro
100 ml de leite
100 g de chocolate negro
100 g de farinha de aveia sem glúten
100 g de farinha de avelã
50 g de manteiga ou 50 ml de azeite
35 g de creme de avelã e cacau biológico
25 g de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó sem glúten
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

Pré-aquecer o forno a 175° C. Untar uma forma com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Bater os ovos
com o açúcar e a manteiga. Derreter o chocolate no micro-ondas e adicionar à massa com o creme de avelã e cacau. Misturar o leite
e a baunilha. Envolver os restantes ingredientes. Verter na forma e levar ao forno durante 30 minutos. Deixar arrefecer e desenformar.