A cidade de Porto atrai milhares de turistas e também portugueses anualmente pela sua beleza, história e cultura. Mas, há algo que saltou muito à vista da revista National Geographic. Os azulejos da Capela das Almas, o Centro Histórico e o Palácio da Bolsa foram aqueles que levaram os editores de todo o mundo da revista de viagens a premiar o Porto como o melhor destino de História e Cultura.



Os editores do Reino Unido da revista National Geographic decidiram que a cidade do Porto ocupa o primeiro lugar da lista das viagens que conferem conhecimento a todos aqueles que a visitam, que, para além disso, é também o ponto de partida para a viagem de comboio mais longa do mundo.


Para além do Centro Histórico, que reserva “descobertas surpreendentes”, como “miradouros escondidos entre ruas íngremes e estreitas”, a revista faz ainda referência à mundialmente famosa Ribeira, ao Palácio da Bolsa, “tão glamoroso quanto pode ser um edifício da Câmara de Comércio”, e ainda às caves do Vinho do Porto.



A Casa do Infante, espaço municipal que integra o Museu da Cidade, também não foi esquecida, e ainda o simbolismo do lugar que a publicação fez questão de mencionar.


“Dizem que nasceu aqui um titã dos Descobrimentos portugueses, o Infante D. Henrique, o Navegador, e a exposição permanente no seu interior narra como as aventuras a partir do século XV levaram Portugal a conquistar territórios rentáveis na Ásia, África e América do Sul.”


Com tamanhos elogios e referências, a cidade do Porto ocupa assim o 1.º lugar da National Geographic para os melhores sítios a visitar com História e Cultura, num top oito que apresenta Conventry, no Reino Unido (2.º); Guam, nos EUA (3.º); Vitoria-Gasteiz, Spain (4.º); Tulsa, Oklahoma, USA (5.º); Tonglu, China (6.º); Pueblo Nations, New Mexico, USA (7.º) e Gyeongju, South Korea (8.º).


O Porto torna-se assim a única cidade portuguesa recomendada entre as 35 selecionadas pela National Geographic UK para visitar em 2021, sendo o destino perfeito para os amantes de História e Cultura.


Parabéns, Porto! Que cidade inspiradora!!