O Governo espanhol apresentou aquele que é o plano para o Natal de 2020. O documento será ainda analisado pelo Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde.


Entre as medidas estão um confinamento noturno a partir da 01:00 da manhã nas noites de 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e véspera de Ano Novo, e a recomendação de que as reuniões familiares sejam limitadas aos membros do mesmo agregado familiar. Caso haja uma pessoa externa, as reuniões deverão ter um máximo de seis pessoas.



É ainda pedido à população que evite eventos sociais, como festas de empresas. Para os estudantes universitários, o Governo espanhol pede para que regressem a casa para as férias, mas que “limitem as interações sociais nos dias que antecedem o seu regresso a casa e que reforcem as medidas preventivas".


As pessoas que estejam infetadas pelo novo coronavírus, que se encontram no período de transmissibilidade, que tenham sintomas da doença, que estejam à espera dos resultados do teste de diagnóstico ou que podem ter estado em contacto com alguém com covid-19 nos últimos 14 dias não devem assistir a qualquer reunião familiar ou social.