O apelo é lançado pelo Parlamento Europeu, que pede aos Estados-membros da União Europeia a adoção de medidas para retirar todos os sem-abrigo das ruas até 2030.


Nas ruas de várias cidades europeias, vivem milhares de sem-abrigo sem quaisquer condições de vida. Na última década e, em especial neste ano, em que a pandemia mudou por completo as vidas e os planos de centenas de pessoas, registou-se um aumento de 70%, passando para 700 mil o número de sem-abrigo, em toda a Europa.



A decisão foi tomada a partir de uma resolução, esta terça-feira, aprovada na sessão plenária da assembleia europeia, que decorreu em Bruxelas.


“A habitação é um direito humano fundamental e apelam a uma ação mais robusta por parte da Comissão Europeia e dos Estados-membros com vista a erradicar o problema dos sem-abrigo até 2030” apelaram os eurodeputados.


Para retirar os sem-abrigo das ruas, os eurodeputados realçam que "a Comissão Europeia deverá apoiar os Estados-Membros, melhorar a monitorização, manter as suas contribuições financeiras e apresentar um quadro europeu de estratégias nacionais" para concretizar este objetivo.


Entre as medidas apontadas pelos eurodeputados, existe também a intenção de alocar verbas do novo Quadro Financeiro Plurianual (2021-2027) e do Mecanismo de Recuperação e Resiliência para melhorar as oportunidades de trabalho e a integração social dos agregados familiares sem emprego.


Esta tomada de posição teve por base várias petições que chegaram à comissão parlamentar e que alertaram para o “aumento do número de pessoas sem-abrigo da UE”, apelando à adoção de medidas.


Num ano tão exigente e difícil como 2020, a profunda crise pela qual vários países europeus (e no resto do mundo) estão a passar pode contribuir para um grande aumento do número de sem-abrigo, sendo que esta possibilidade deve ser combatida o mais rapidamente possível.