Pipocas salgadas ou doces? Ou mistas? Bem, a verdade é que nos próximos tempos não haverá esta dúvida. Para os amantes de pipocas, esta será uma má notícia. Mas, para aqueles que preferem ver o filme sem o som de "pipocas a ser mexidas e comidas" de fundo, é uma boa notícia.


A partir de agora, as pipocas e as bebidas ficam de fora da sala de cinema.


O consumo de produtos alimentares e refrigerantes nos cinemas foi proibido pela Direção Geral da Saúde, que pretende minimizar o risco de contágio, assim como a higienização das salas, o distanciamento físico e o uso obrigatório de máscara.



O decreto-lei que regulamenta o atual Estado de Emergência proíbe o consumo de pipocas e bebidas dentro de salas de espetáculo, nomeadamente nas salas de cinema.


"Nas áreas de consumo de cafetaria, restauração e bebidas destes equipamentos culturais devem respeitar-se as orientações definidas pela DGS para o setor da restauração, não sendo permitido o consumo de alimentos ou bebidas no interior das salas de espetáculo ou de exibição de filmes cinematográficos" lê-se no diploma.


A medida está a causar revolta neste setor, que a considera inconstitucional e que considera que pode acabar definitivamente com esta atividade que já contava com quebras superiores a 80%.


Depois de as sessões à noite e ao fim de semana terem também sido proibidas, tendo em conta o recolher obrigatório imposto, esta é “a cereja no topo do bolo para acabar com a atividade”, para Paulo Santos, diretor-geral da FEVIP, a Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, citado pela TSF.


Atualmente, e de acordo com Paulo Santos, as receitas dos bares eram, muitas vezes, superiores às de bilheteira, pelo que a proibição do consumo de pipocas e bebidas das salas de cinema pode significar o fecho de várias salas de cinema portuguesas.


Por agora, as pipocas e as bebidas têm de ficar para mais tarde! O importante é não te esqueceres da máscara e mantê-la posta durante todo o filme e ainda do distanciamento social entre cadeiras.