A probabilidade de leres este texto e de ficares a saber qual é o teu presente de Natal é alta. No entanto, também poderás retirar daqui alguma inspiração. O Natal está à porta, mas ainda tens uns dias para fazer o último sprint às lojas. E de preferência locais.


Vamos primeiro aos factos: este Natal vai ser diferente e o que é que isso implica?

A maioria dos portugueses (76%) disse que vai “comprar de forma mais consciente” e 68% disse que o vão fazer no comércio local, segundo um estudo feito pela Fly Research e divulgado pela Mastercard, citado pela Lusa.

Neste Natal, o importante é mostrarmos aos nossos o quanto eles significam nas nossas vidas e, apesar de não podermos estar todos presentes à volta da mesa, na ceia, podemos mostrá-lo virtualmente ou através da dedicação que empregamos num presente.



E este ano, foram estes os presentes mais comprados: os relacionados com o bem-estar (44%), artigos de moda (38%), cabazes de Natal feitos em casa (34%), fotografias emolduradas e álbuns de fotos (27%), decorações personalizadas (26%), experiências (24%), velas artesanais (14%), ilustrações ou desenhos (13%), jogos de tabuleiro caseiros (12%) e um poema ou história de autoria própria (12%).


Há, este ano, uma tendência para oferecer presentes que não sejam tão caros e mais pessoais e personalizados. E no fundo é o mais importante. Saber que alguém pensou em nós e nos quis oferecer algo especial ultrapassa qualquer presente material de valor avultado.

Este Natal pode ser diferente em muitos aspetos, mas a união, a generosidade e o amor estão mais presentes do que nunca. Depois de um ano como este, é tudo o que precisamos.