Foi um desejo que se concretizou e que, mais tarde, se tornou incomportável.

Carlos Maia Nogueira decidiu construir uma réplica do Palácio da Disney, junto à sua casa, no Parque Natural de Sintra, para oferecer à filha, como uma “casinha de bonecas”, disse em entrevista à SIC.


Para ficar uma réplica perfeita, pediu autorização à Disneyland para recriar o palácio do parque francês, que é por sua vez inspirado em Neuschwanstein, na Alemanha. Não só o seu pedido foi aceite como ainda lhe enviaram imagens para ajudar na construção.

O processo foi demorado, envolto em polémicas e multas e, agora, o "palácio da Disney" é um local abandonado, vandalizado e algo assustador até.



Uma construção de milhões


Carlos Maia Nogueira vendeu o primeiro computador pessoal em Portugal. O empresário na área da informática e chegou a faturar mais de 100 milhões de euros.

Nesse período áureo da carreira, comprou a Quinta da Felicidade, com nove mil metros quadrados, e investiu 10 milhões de euros na construção da casa e, mais tarde, do "palácio da Disney". Tinha três piscinas, um salão de festas, decorado com estátuas de Itália, retratos de luxo e materiais importados de outros países.



As polémicas e o abandono


A construção do "palácio da Disney" avançou, mesmo sem licenças. Carlos Maia Nogueira diz à SIC que tentou pedir licenças, mas que foram sempre recusadas. Ao longo dos anos em que viveu nesta casa - até 2003/2004 - foi recebendo ordens de demolição por parte da Câmara Municipal de Cascais e chegou a pagar uma multa de “quatro mil e tal contos”.

Os custos de manutenção da quinta eram suportados pela empresa de Maia Nogueira, que realizava festas, formações e outros eventos neste espaço.
Depressa o luxo deixou de poder ser suportado. A empresa acabou mesmo por falir em 2008.
O empresário teve de largar a sua casa com a família. Agora este é um espaço ao abandono e totalmente vandalizado. Está à venda e já valeu cerca de cinco milhões de euros, mas com o passar dos anos foi desvalorizando.

Enquanto não é comprado, o "palácio da Disney" e a casa vão recebendo as "visitas" de muitos curiosos e algumas festas ilegais. A decoração de luxo deu lugar a destruição e a graffitis que dão um ar sinistro e misterioso à casa, ao "palácio da Disney" e a todo o espaço envolvente.