Pedro Abrunhosa, um dos melhores compositores/ intérpretes da música portuguesa das últimas décadas, faz, neste mês de dezembro, 60 anos de vida e quase 30 de grandes músicas que a RFM acompanhou sempre de perto.



Pedro Abrunhosa nasceu no Porto em 1960 e faz, dia 20 de dezembro, 60 anos! - Compositor e intérprete com 8 álbuns de originais – VIAGENS (94), TEMPO (97) e SILÊNCIO (99) MOMENTO (2002), , LUZ (2007), LONGE (2011), CONTRAMÃO (2013), ESPIRITUAL (2018) , dois álbuns ao vivo PALCO (2003) COLISEU (2011), dois DVDs INTIMIDADE (2005) e COLISEU (2011), Pedro lançou agora a dupla coletânea, “CORPO i ALMA”, (2020) que reflete a banda sonora das nossas vidas há quase três décadas.

Pedro Abrunhosa resistiu sempre à edição de uma coletânea com as suas melhores canções por considerar que estas vivem nas obras em que foram editadas, porém, neste ano atípico de 2020, Pedro decidiu finalmente selecionar 36 canções e assinalar 60 anos de vida com a edição da coletânea “CORPO i ALMA”, que entrou direto para p #2 do top de vendas nacional e #1 no iTunes.

Pedro Abrunhosa começou por ter aulas na escola de música da Ruvina em 1972, mas foi, em 1976, que iniciou seriamente os estudos na escola de música do Porto. Em 1980 e 1981, formou-se em Pedagogia Musical. Mais tarde produz o programa ‘’Até Jazz’’ na Rádio Clube do Porto, fez as Músicas dos filmes ‘’Amour en Latin’’ e para o “Adão e Eva’’.

Em 1994, lançou o seu primeiro álbum VIAGENS e a sua história ficou, desde esse ano, sempre ligada à da RFM.

Neste final de 2020, para homenagear e assinalar 6 décadas de Pedro Abrunhosa decidimos lembrar 6 dos muitos bons "Momentos" que partilhámos com o Pedro na RFM... desde 1994!

E não é mesmo que o tempo tem asas!



Um (primeiro) concerto no auditório da RFM - 14 Dezembro 2002

Apesar de, desde 1994, já ter dado várias entrevistas para a RFM, foi em 2002 que Pedro Abrunhosa se estreou com um concerto no nosso auditório.

No dia 14 de de Dezembro, Pedro veio à RFM para cantar ao vivo músicas já conhecidas de todos, estrear temas novos e receber, do diretor da RFM António Mendes, um disco de platina, pelas vendas de do seu 4º álbum Momento, editado um mês antes.




Uma atuação muito especial, em Vilamoura – 4 fevereiro 2006

Já imaginaste um espetáculo intimista que reunisse, ao vivo, na mesma noite e no mesmo palco: Pedro Abrunhosa, Luís Represas, Os Xutos e Pontapés e Rui Veloso? Foi o que aconteceu dia 4 de fevereiro de 2006, no Casino de Vilamoura no 10º aniversário da Solverde e a RFM, rádio oficial desse evento, esteve lá para te levar em direto um dos concertos mais exclusivos e emocionantes a que já assistimos.

O ambiente na sala era arrepiante e felizmente conseguimos levá-lo até às casas de todos os que, durante a transmissão, não pararam de nos enviar sms (estávamos em 2006) a agradecer. Numa época em que os músicos portugueses raramente partilhavam palcos, este foi um superconcerto com 4 dos maiores nomes da música portuguesa: Pedro Abrunhosa, Luís Represas, os Xutos e Pontapés e Rui Veloso juntos e ao vivo.

Um dos momentos mais especiais da noite foi sem dúvida o dueto de Luís Represas com Pedro Abrunhosa "Eu não sei quem te perdeu" que ainda há poucos meses recordámos numa emissão RFM Toca Portugal




Um dueto com a ouvinte RFM Joana Morais - 29 fevereiro 2008

No início de 2008, Pedro Abrunhosa convidou os ouvintes da RFM a participaram num passatempo cujo prémio seria gravarem consigo em dueto “Pontes Entre Nós” uma gravação que seria incluída na reedição do seu álbum Luz.

Das centenas de participações enviadas para a RFM, escolhemos, com a ajuda do músico, 3 finalistas que, dia 29 de Fevereiro, foram tentar a sua sorte em Gaia nos magníficos Boom Studios de Pedro Abrunhosa.

A RFM acompanhou as gravações em direto. Dia 3 de Março, Pedro revelou o nome da vencedora, Joana Morais, uma lisboeta de 17 anos que o músico considerou um “fenómeno” com qualidades “para singrar como uma voz soul”.

Joana Morais, estudante do conservatório de Lisboa, conseguiu assim um duplo objectivo: ouvir a sua voz na rádio e ver o dueto com Pedro incluído entre o material inédito da reedição do álbum ‘Luz’.

Em entrevista ao Correio da Manhã, a vencedora RFM disse que tinha concretizado um sonho e que ainda não acreditava no que lhe tinha acontecido




Uma atuação nos Prémios RFM Ernestos 2010 - 6 de Novembro 2010

Sábado, dia 6 de novembro de 2010, a Nave de Espinho recebeu a 1ª edição dos “Prémios RFM – Ernestos 2010” transmitida em direto na RFM e em streamming em rfm.pt.

Esta foi uma noite cheia de grandes músicas que reuniu no mesmo palco Xutos e Pontapés, David Fonseca, João Pedro Pais, Luis Represas, Tim, Taxi, Ezspecial, Santos e Pecadores, Fingertips, Hands on approach, Miguel Gameiro e Pedro Abrunhosa que dia, 6 de novembro, levou ao rubro o público que esgotou a Nave de Espinho e recebeu um "Ernesto RFM".




Um concerto “Sozinho em casa” da vencedora RFM Catarina Cunha de Leiria -12 janeiro 2012

Com a série “Sozinho em Casa”, a RFM levou muitos dos maiores nomes da música portuguesa até casa dos seus fãs, para concertos super intimistas.

Depois de ter levado David Fonseca para um concerto na garagem da família Balsa, Mafalda Veiga para cantar na sala da Inês Careto e João Pedro Pais para uma atuação no jardim da Luisa Thomaz, dia 12 de janeiro de 2012, fomos com Pedro Abrunhosa , antes dos seus concertos no Coliseus, a Leiria a casa da Catarina Cunha.

Foi assim que quinta feira, dia 12 de janeiro de 2012 a Catarina teve uma das maiores estrelas da música portuguesa a tocar só para si em sua sala! e em direto na RFM… a fazer o que ainda não foi feito!




Um Live no Wi-Fi - 7 setembro 2020

Já em tempo de pandemia, em setembro de 2020, Pedro Abrunhosa foi um dos mais ilustres convidados dos Lives do Wi- Fi da RFM.

Em direto dos Boom Studios, Pedro falou com a Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura sobre o seu "novo sócio" Tony Carreira, a maior dor de cabeça que os filhos lhe podem dar, a quem gostaria de dar um murro, sem sofrer qualquer tipo de consequência ou represália, revelou se alguma vez chegou ao quarto e tinha lá uma fã à espera e ainda cantou em direto para os fãs da RFM no Facebook e Youtube.



 


Estes são apenas 6 dos muitos bons Momentos que a RFM teve o prazer e orgulho de partilhar com Pedro Abrunhosa, nestas suas 6 década de vida!

Venham muitos mais!

Parabéns, Pedro!