Quando falamos em trânsito, em Portugal, podemos pensar de imediato em Lisboa por ser a cidade portuguesa com maior concentração de pessoas. No entanto, em 2020, esta realidade alterou-se muito por causa da pandemia.


A pandemia trouxe algumas alterações positivas ao nível do trânsito, uma vez que a implementação do teletrabalho permitiu reduzir e muito as filas de carros nas estradas e ruas das cidades. O que é ainda mais surpreendente é que Lisboa não é a cidade com mais trânsito da Península Ibérica.

O pódio é agora do Porto, com 24% de nível de congestionamento de trânsito, segundo os dados divulgados pela TomTom. Ainda assim, a diferença para Lisboa não é muita. No Porto, os condutores perdem no total, todos os dias, 29 minutos em filas de trânsito (13 minutos de manhã e 16 minutos à tarde), enquanto em Lisboa a diferença é de apenas um minuto (13 minutos de manhã e 15 minutos à tarde).



Este estudo mostra ainda que, ao nível de problemas de trânsito, Lisboa e Porto superam cidades espanholas, muito maiores, como Barcelona, Valência e Madrid. Agora que vamos entrar num novo confinamento, as filas de trânsito vão deixar de ser um problema tanto para quem fica em casa em teletrabalho como para quem tem de sair de casa para trabalhar.