Desde sábado passado, que as medidas do confinamento apertaram e isso implica cuidados redobrados. Ou então terás de pagar uma multa na hora.


A fiscalização será ainda mais rigorosa. Por isso, quando saíres de casa, seja para dar um passeio higiénico ou ir ao supermercado, para além da máscara e desinfetante, leva sempre contigo um comprovativo de morada.

A polícia pode pedir-te este documento para se certificar que não te afastaste demasiado da tua casa.

Em caso de infração, as forças de segurança têm a indicação para passarem uma multa que tem de ser paga na hora. Se não tiveres forma de pagar no momento, o valor sobe, uma vez que acumula as custas judiciais e a majoração da culpa.



O objetivo é mesmo ficar em casa e evitar circular na via pública, a menos que necessites mesmo e para isso ou usas o comprovativo de morada ou uma declaração que apresente o motivo de deslocação (desde motivos profissionais, saúde a assistência a terceiros).


Não podemos deixar que a luta contra a pandemia nos torne ao mesmo tempo vulneráveis a ela mesma. E isso passa por não nos deixarmos vencer pelo cansaço e ter a mesma força e cuidados do primeiro confinamento.