"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.

Estas maravilhas parecem umas nuvenzinhas que se derretem na boca! Confecionei uma versão simples de profiteroles recheados com chantilly. Se quiseres podes acompanhar com chocolate derretido na cobertura, para uma versão tradicional. Ou com doce de leite ou uma compota ao teu gosto! Ficam deliciosos de qualquer forma! Esta receita dá para fazer 25 a 30 profiteroles pequeninos. Espero que gostes!


Profiteroles com Chantilly

Massa:
2 ovo
200 ml de água
100 g de farinha de trigo sem fermento
50 g de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar

Chantilly:
200 ml de natas frescas
4 colheres de sopa de açúcar em pó

Massa: levar num tacho ao lume a água com o açúcar e a manteiga, até ferver. Juntar a farinha e misturar muito bem até começar a formar uma bola. Retirar para um prato e deixar arrefecer. Numa batedeira com gancho, colocar a massa e adicionar os ovos um a um, sempre a bater. Podem fazer à mão, mas vai demorar mais tempo. Misturar até ficar uma massa homogénea. Colocar num saco de pasteleiro e distribuir pequenas bolas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno, pré-aquecido a 175º C, durante 25 minutos. Desligar e deixar no forno mais 5 minutos. Retirar e deixar arrefecer. Cortar os profiteroles ao meio. Rechear com chantilly. Polvilhar com açúcar em pó (facultativo).

Chantilly: bater as natas frescas (usei bio) com o açúcar em pó até ficar em chantilly.