5 Dicas Para a Casa


A casa sempre foi um lugar ao qual devíamos prestar alguma atenção. Afinal de contas é o nosso tecto, o nosso refúgio, mas a maioria das pessoas não passava por lá tanto tempo assim. Muitas foram as remodelações que se iniciaram no último confinamento, outras tantas mudaram de casa e a generalidade passou a ter uma atenção especial ao que as rodeava. Hoje partilho 5 dicas "caseiras".

5 - Cuidar das Plantas.


Muitos de nós investimos - e bem - em ter plantas em casa. Mas saber tratá-las correctamente não é assim tão fácil. No entanto é um bom hobbie, não desistam de ter plantas em casa, escolhendo as que melhor se adaptam ao espaço que têm disponível. Saber cuidar delas pode ser uma verdadeira terapia e é mesmo um compromisso positivo que podemos manter.

4 - Não utilizar fragrâncias artificiais.


Todos gostamos de ter as casas cheirosas, e há quem opte por ter difusores de cheiros ou até ambientadores. Mas muitas das fragrância artificiais provocam mau estar e libertam toxinas. O ideal é optar por fragrâncias naturais, como as de determinadas folhas ou mesmo óleos essenciais.


3 - Não usar calçado em casa.


Aqui por casa já nos comportamos assim há muito anos - foi um hábito que trouxe de uma viagem à Ásia, onde nem nos restaurantes podíamos andar calçados! Estranho, mas verdade :) É que a realidade é que trazemos muito lixo invisível na sola dos sapatos e nada melhor - e confortável - do que deixar o calçado à porta.


2 - Ter atenção ao espaço de trabalho.


Muitas casas não têm um espaço dedicado exclusivamente ao trabalho. E se for esse o vosso caso, tentem encontrar uma dinâmica que mentalmente faça uma quebra entre o tempo de pausa e refeições e o tempo de trabalho. Um tabuleiro onde recolhem e depositam todo o material de trabalho pode ser uma boa opção. Em alternativa arranjar uma pequena secretária que se desmonte sem ocupar muito espaço e ter o hábito de fechar esse ciclo ao final de cada dia.


1 - Ter por perto elementos decorativos que nos tragam boas memórias.


Seja uma foto dos amigos, das férias, da família, ou a receita da nossa avó de bolo de bolacha. Ter por perto e bem visível algo que nos leve a sentir conforto e a minimizar a distância física!

Ana Gomes