Precisas de reduzir a sensação de fadiga? Queres beber algo ao longo do dia que seja saudável, te forneça bons nutrientes e te ajudes a estar desperta e com energia? Hoje deixo 5 sugestões - em alternativa ao café - que são boas ideias e podem ser integradas no dia-a-dia!

5 - Chá Rooibos.

Este chá - que nem contém teína - é um bom estimulo para o sistema nervoso. Desta forma acaba por ser uma bebida estimulante e interessante, no mercado existem inclusive várias alternativas com diferentes sabores mas tendo o Rooibos como base.

4 - Matcha Com Bebida Vegetal.

Um belo latte verde, com o famoso Matcha, a folha do chá verde transformada em pó, e uma das bebidas mais interessantes no que ao nível de antioxidantes diz respeito! Esta bebida pode ajudar a melhorar o humor, a memória e a nossa capacidade de concentração por possuir teanina e cafeína, o que ajuda a melhorar o rendimento cognitivo e contribui para o estado de alerta, enquanto a teanina promove o relaxamento e acalma e diminui a tensão.

3 - Cacau.

Um maravilhoso cacau quente, sendo que actualmente encontramos misturas no mercado que são realmente promotoras de bem-estar, especialmente quando combinadas com maca ou reishi. O ideal é não adoçarmos em demasia, e procurarmos a canela ou a baunilha - por exemplo - para ter uma bebida doce sem uma grande concentração de açúcar.

2 - Chá de Ginseng.

Este chá estimula a concentração e fornece energia. É um pouco amargo, mas nada que um pouco de adoçante natural como mel, geleia de arroz ou xarope de tâmaras não resolva!

1 - Beber simplesmente água.

A bebida mais simples! É a bebida mais saudável - e com menos contra-indicações - que se pode beber! Devemos beber - em média - 1,5l de água por dia e para além de nos manter naturalmente hidratados, ajuda a regular a temperatura corporal e melhora o nosso humor. Estas são apenas das vantagens que podemos apontar e que fazem desta uma solução viável.
Ana Gomes