Durante anos ouvi e usei a expressão: "Até fazemos omeletes sem ovos", como algo tão improvável mas que mesmo assim alguém chegava e resolvia. Acontece que gastronomicamente não concebia uma omelete sem ovos. A necessidade faz o engenho, não é assim que se diz?

Felizmente hoje encontramos muita informação de outras pessoas que tentaram e acertaram, deixando tudo à distância de uma pequena pesquisa. Deixo-vos aqui 5 formas de substituir ou fazer receitas semelhantes sem o famoso e nutritivo ovo.

Farinha de Grão:

A forma mais comum de fazer a dita omelete sem ovos... é com farinha de grão! Para uma cor e sabor mais semelhante acrescenta-se um pouco de curcuma e sal preto e forma-se uma pasta semelhante ao ovo batido, acrescentado água morna à farinha de grão, depois basta rechear como se de uma omelete de trata-se e voilá! :)

Ovos de Chia ou de Linhaça:

As sementes de linhaça devem ser trituradas em farinha e deve-se acrescentar, para uma colher de sopa de farinha de linhaça ou de sementes de chia, 3 colheres de sopa de água morna e mexer bem deixando repousar até formar uma pasta com a textura de ovo batido. Cada medida equivale a um ovo e pode ser usada em massas de panquecas ou bolachas.

Tofu:

O tofu é um dos reis da proteína vegetal e se for esmago e bem temperado - e aqui voltamos à curcuma para nos ajudar com a cor - conseguimos um mexidinho de tofu que não fica nada atrás de uns ovinhos mexidos. Se preferirem uma versão mais liquida desta receita, podem usar tofu silk ou acrescentar bebida vegetal!

Banana Madura:

Meia Banana Madura esmagada substitui um ovo em receitas de doces. Ajuda a ligar os restantes ingredientes, a única particularidade aqui é o sabor, caso não tolerem banana, podem optar por puré de maçã.

Aquafaba:

Vulgo... água da cozedura do grão. Isso mesmo... ao cozer grão em casa podemos aproveitar a água da sua cozedura e bate-la em claras em castelo. Funciona na perfeição e resulta muito bem em mousses! Não se preocupem, não irá saber a grão. Caso optem pelo aproveitamento da água das latas ou frascos de grão de compra, atenção à quantidade de sal! :)
Ana Gomes