Há muito que se ansiava por boas notícias! Apesar de já estarmos há mais de um mês em confinamento, a esperança está mais viva do que nunca, depois de ter sido anunciado que Portugal tem o índice de transmissão da Covid-19 mais baixo da Europa.


Tenhamos esperança.


Após os números de infeções e de mortes nunca antes registados e da sobrecarga dos nossos hospitais e profissionais de saúde, este é um sinal de que os portugueses estão também a fazer a sua parte.


A boa notícia foi avançada, esta segunda-feira, na reunião do Infarmed, em que se avalia a evolução da pandemia no nosso país. Foi Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que afirmou que “Portugal apresenta agora o valor mais baixo do R(t) da Europa”.



Neste momento, o risco de transmissão de Covid-19 é de 0,67, considerado o mais baixo desde que a pandemia se instalou no nosso país. À semelhança do continente, também as regiões autónomas apresentam um risco de transmissão abaixo de 1.


A boa notícia vem também acompanhada de números cada vez mais baixos de casos positivos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, registaram-se 549 infeções e 61 mortes, sendo o número de casos diários o mais baixo desde outubro do ano passado.


A esperança mantém-se e vai ser mais necessária do que nunca nos próximos tempos. Apesar das melhorias, é importante que não descuremos os cuidados e as medidas que nos são exigidas.


Tenhamos esperança, foco e fé!