O tema está longe de ser novo. Mas continua a ser uma dúvida de muita gente e é sempre um tema que acho importante abordar, até para que possamos fazer escolhas informadas!
Com a grande variedade de oferta de produtos tendemos a consumir muitos alimentos fora de época ou alimentos cuja produção é "acelerada" para que possamos ter hipermercados repletos de alimentos! Mas então porquê escolher produtos orgânicos - ou biológicos - se regra geral são mais caros?

5 - Menos Pesticidas.

A agricultura comum utiliza pesticidas químicos para controlar as produções, isso não acontece na agricultura orgânica, aqui pelo contrário, são tidas medidas de prevenção que protegem também as plantas o que reduz a ingestão de substâncias tóxicas. Estas devem ser especialmente controladas na gravidez e na infância. Ao consumirmos produtos de origem biológica reduzimos o contacto com este tipo de substâncias.

4 - Menos Antibióticos.

No que à produção animal diz respeito, o uso de antibióticos é prática comum. São utilizados mais na vida de um animal do que na vida de um ser humano. Logo o consumo de animais ou produtos de origem animal não biológicos resulta numa ingestão destes mesmos componentes. Se os consumirem procurem de origem biológica e criados ao ar livre. O bem-estar animal também interfere na qualidade dos nutrientes que daí advém.

3- Não há transgénicos.

É uma garantia da produção bio. Os transgénicos ainda levantam algumas dúvidas - não há um consenso absoluto sobre as suas vantagens ou desvantagens - mas aqui temos a garantia de que não existem.

2 - Respeito pelo solo e meio ambiente.

A produção biológica garante uma preservação e não esgotamento do solo. Estando mais sincronizada com a natureza. Como sabemos tudo acontece ciclicamente, o ar que respiramos junto destas plantações, ou a água - no famoso ciclo da água. Tudo é afectado pela forma como as produções são tratadas. Investir em produtos produzidos de forma biológica é melhorar a nossa saúde e a saúde do planeta.

1 - Quanto mais consumidores, melhores preços!

A verdade é quanto mais consumidores destes produtos, melhor será o incentivo para os produtores alterarem a forma como cuidam dos solos e os fertilizantes que utilizam! Por isso quanto mais consumidores melhores serão os preços e a saúde em geral! 5 Motivos Para Consumir Produtos de Origem Biológica.
Ana Gomes