É automático. Assim que atendes uma chamada, começas logo a andar. É um comportamento tão automático que às vezes nem dás conta. Afinal, o que nos leva a andar, assim que atendemos uma chamada? É difícil definir uma razão, mas estes três especialistas apontam três fatores para este este fenómeno tão comum.


Christophe Haag, investigador de psicologia social e especialista em emoções, Jean-Jacques Temprado, professor no Instituto de Ciências do Movimento da Universidade de Aix-Marseille e Marion Luyat, professora de psicologia na Universidade de Lille, explicam, à revista francesa Madame Figaro, que este comportamento promove a concentração, alivia a carga emocional e cria empatia.



A ciência diz que andar promove a concentração, o que explica e muito este comportamento quando estamos ao telefone. Ao andarmos, permite-nos ter uma maior concentração em relação àquilo que estamos a ouvir através da chamada.


Depois, andar durante uma chamada também permite aliviar a carga emocional e até reduzir o stress. Há chamadas que nos deixam mais tensos, e andar é uma forma de descontrairmos.

Por fim, este comportamento ajuda a criar empatia. Quando falamos com alguém ao telefone e sentimos movimento do outro lado, o nosso cérebro vai querer acompanhar a pessoa com quem estamos a falar, empaticamente.
Jean-Jacques Temprado refere que, quando duas pessoas conversam uma com a outra ao telefone, acabam por sincronizar inconscientemente as suas posturas e gestos.

Como vês, há vários fatores que influenciam este comportamento quase involuntário. Se és dos que não anda durante as chamadas, e não percebe quem o faça, aqui tens três razões plausíveis e sustentadas pela ciência.