Ser optimista não significa necessariamente que tenhamos de achar que está sempre tudo bem. Na realidade a vida não é realmente assim, mas há formas de estar na vida que tornam tudo um pouco mais fácil e geralmente mais leve. E podemos treinar o nosso cérebro a ser mais optimista, basta implementar algumas coisas de forma consistente. E no final do dia a nossa saúde beneficiará bastante deste treino...

5 - Sorrir.

A expressão facial que usamos faz toda a diferença na forma como apreendemos as coisas. Se começarmos a ter consciência disso podemos ir treinando uma forma mais leve de "usar" o nosso rosto. Sorrir e não franzir a face manda um melhor sinal ao nosso cérebro!

4 - Agradecer e aceitar.

Compreender que na vida - mesmo que estejamos numa fase mais complexa - já alcançámos uma série de coisas e sobrevivemos a umas outras tantas. Agradecer tudo isso e todas as novas oportunidades é uma forma de implementar um estilo de vida optimista, mais focado nas oportunidades do que nas dificuldades.

3 - Estabelecer objectivos tangíveis.

E ir tomando nota de todas as coisas que conseguimos alcançar. Mesmo que sejam coisas simples e quase autónomas. Esse registo de positividade dá-nos uma sensação de controlo e de dever cumprido que nos dá uma sensação de dever cumprido e conforto.

2 - Praticar actos gentis.

Dá o estimulo correcto ao nosso cérebro! A sensação de satisfação que advém de actos positivos - ao contrário daqueles que surgem quando estamos aborrecidos ou zangados, treina esse lado feliz e optimista.

1 - Identificar qualidades pessoais.

Um pequeno momento de narcisismo, é um facto, mas altamente necessário, avaliar as qualidades que temos e de que forma as usamos. E acima de tudo: como as podemos potenciar.
Ana Gomes