Quando vais comprar um creme é comum veres nas indicações da embalagem para que tipo de pele serve. Se é seca, oleosa ou normal.

O mesmo acontece nos produtos para o cabelo. O termo “normal” tem vindo a levantar algumas questões, nos últimos anos, e a multinacional Unilever – que agrega várias marcas – decidiu retirá-lo de todos os seus produtos.


A Unilever quer tornar-se mais inclusiva, depois de ter tido algumas reações negativas, no passado, com algumas campanhas publicitárias.
Em 2017, por exemplo, um anúncio do gel de duche Dove – uma das marcas da Unilever – publicado nas redes sociais, mostrava uma mulher negra a retirar a camisa para revelar uma mulher branca no quadro seguinte.



O vídeo teve várias críticas negativas e acabou por ser retirado das redes sociais da marca, levando a Dove a emitir um pedido de desculpas.


Desde então a Unilever tem o compromisso de fazer dos seus produtos mais inclusivos.
Assim, em substituição do termo “normal”, os produtos vão passar a ter na embalagem os seus efeitos. Ou seja, em vez de ter “para peles secas", terá “para repor a humidade”.

Agora, quando fores aos supermercados, repara nos produtos das marcas como Axe, Dove, Rexona e Vaseline, que vão deixar de usar o termo “normal”.