Dia 15 de abril celebra-se o Dia Mundial da Arte e é um dia relevante para percebermos a importância da Arte e os vários benefícios que podem ter no desenvolvimento humano. Claro que não pode, nem deve, ser resumida a esta lista... mas vale a pena lembrar porque é fundamental.

5 - Permite-nos ver o quotidiano sob outras perspectivas.

Qualquer que seja a área de expressão artística, não deixam de representar a visão do artista ou interprete. E nesse sentido constituem uma oportunidade para nos fazer olhar e pensar a realidade de outra forma.

4 - No crescimento permite que nos possamos expressar.

Os desenhos/expressão artística são uma óptima forma de ajudarmos os miúdos a expressarem os seus sentimentos, pelas cores que escolhem ou pelo que desenham, ou até pela forma como desenham certos elementos - em tamanho e traço - e por isso são um óptimo mecanismo

3 - Pode ser uma forma de estimular a criatividade.

Há quem precise de se rodear de estímulos artísticos ou de ouvir música para conseguir trabalhar e melhorar a criatividade.

2 - Pode ser uma forma de terapia.

Não só através da interacção com os vários tipos de arte, mas também através da criação artística.

1 - Aproxima as pessoas.

É uma forma de interacção social e também de sentimento de pertença. A arte enquanto expressão cultural dá-nos um sentimento de pertença.
Ana Gomes