Uma das maiores, mais aclamada e esperada entrega de prémios de Hollywood aconteceu, este domingo.
Ao contrário de várias outras cerimónias de prémios, os Óscares colocaram em prática um plano para existir público e dividiu-se entre três cidades.
A gala, que foi bem diferente daquilo que se esperava - devido a toda a situação pandémica que se vive - ficou marcada por várias surpresas.
Sem anfitrião, sem momentos de humor, sem orquestra ao vivo e sem tantas outras coisas, esteve em grande evidência a vertente humana nesta gala, sobretudo, no conteúdo de vários discursos que salientaram a importância da bondade, da tolerância, da possibilidade de se conseguir realizar sonhos e onde também foi dominante o tom emocional. Houve ainda muita inclusão quer nos discursos, quer na própria diversidade da distribuição dos prémios.
Outra novidade foi a possibilidade de os vencedores poderem falar sem limite de tempo.
Pela primeira vez na história dos Óscares, o Prémio Humanitário Jen Hersholt - que nasceu na década de 1950 e é apenas atribuído em situações especiais - foi entregue ao Motion Picture and TV Fund. A celebrar 100 anos de assistência a trabalhadores da indústria do entretenimento, em alturas de crise, a organização foi distinguida pela ajuda prestada a lares de idosos, creches, cuidados paliativos e de enfermagem, e aos apoios financeiros que oferece.
A juntar-se a esta distinção, também Tyler Perry foi distinguido com o Prémio Humanitário Jen Hersholt. Por detrás deste prémio, esteve o trabalho filantropo que Tyler Perry, ator de comédia, realizador e argumentista, desenvolveu junto dos mais desfavorecidos. No seu discurso, o ator americano disse que a mãe sempre o ensinou que deve recusar o ódio e Tyler Perry pediu isso mesmo ao mundo também, no seu discurso impressionante.
A gala, que foi bem diferente daquilo a que o público está habituado, foi marcada por alguns momentos particulares:
- Chloé Zhao torna-se a primeira mulher asiática a ganhar o Óscar na categoria de realização;
- Glenn Close protagoniza um grande momento da noite, prova que sabe muito e ainda deu um show de dança;
- Anthony Hopkins torna-se o ator mais velho a ganhar um Óscar, mas não compareceu à cerimónia;
- A mulher mais velha a ganhar um Óscar foi Ann Roth, com 89 anos. Ganhou o óscar de melhor guarda roupa para "Ma Rainey's Black Bottom";
- Frances McDormand vence, pela terceira vez, o prémio de "Melhor Atriz";
- O Óscar de melhor filme não foi o último como normalmente é. Esses foram para a melhor e atriz e melhor ator;
- Um prémio foi apresentado sem ser em inglês, foi em coreano;
- Um prémio foi apresentado em língua gestual e traduzido para inglês (e não o contrário).
Numa noite em que até a passadeira vermelha não faltou, houve muito glamour, brilhos, talento e, claro, prémios. Por isso, vamos a eles!
Os grandes vencedores da noite foram:
Melhor Filme
- "The Father", que conta com o apoio da RFM;
- "Judas and the Black Messiah";
- "Mank";
- "Minari", que conta também com o apoio da tua rádio, a RFM;
- "Nomadland";
- "Promising Young Woman";
- "Sound of Metal";
- "The Trial of the Chicago 7".
Melhor Ator
- Riz Ahmed, "Sound of Metal";
- Chadwick Boseman, "Ma Rainey's Black Bottom":
- Anthony Hopkins, "The Father";
- Gary Oldman, "Mank";
- Steven Yeun, "Minari".
Melhor Atriz
- Viola Davis, "Ma Rainey's Black Bottom";
- Andra Day, "The United States vs. Billie Holiday" - mais um filme que tem o apoio da RFM;
- Vanessa Kirby, "Pieces of a Woman";
- Frances McDormand, "Nomadland";
- Carey Mulligan, "Promising Young Woman".
Melhor Atriz Secundária
- Maria Bakalova, "Borat Subsequent Moviefilm";
- Glenn Close, "Hillbilly Elegy";
- Olivia Colman, "The Father";
- Amanda Seyfried, "Mank";
- Yuh-jung Youn, "Minari".
Melhor Ator Secundário
- Sacha Baron Cohen, "The Trial of the Chicago 7";
- Daniel Kaluuya, "Judas and the Black Messiah";
- Leslie Odom Jr., "One Night in Miami…";
- Paul Raci, "Sound of Metal";
- LaKeith Stanfield, "Judas and the Black Messiah".
Melhor Guarda Roupa
- "Emma.";
- "Ma Rainey's Black Bottom";
- "Mank";
- "Mulan";
- "Pinocchio".
Melhor Som
- "Greyhound";
- "Mank";
- "News of the World";
- "Soul";
- "Sound of Metal".
Melhor Curta de Animação
- "Burrow";
- "Genius Loci";
- "If Anything Happens I Love You";
- "Opera";
- "Yes-People".
Melhor Curta Metragem
- "Feeling Through";
- "The Letter Room";
- "The Present";
- "Two Distant Strangers";
- "White Eye".
Melhor Banda Sonora Original
- "Da 5 Bloods";
- "Mank";
- "Minari";
- "News of the World";
- "Soul".
Melhor Montagem
- "The Father";
- "Nomadland";
- "Promising Young Woman";
- "Sound of Metal";
- "The Trial of the Chicago 7".
Melhor Filme Internacional
- Denmark, "Another Round";
- Hong Kong, "Better Days";
- Romania, "Collective";
- Tunisia, "The Man Who Sold His Skin";
- Bosnia and Herzegovina, "Quo Vadis, Aida?".
Melhor Curta Documental
- "Colette";
- "A Concerto Is a Conversation";
- "Do Not Split";
- "Hunger Ward";
- "A Love Song for Latasha".
Melhor Documentário
- "Collective";
- "Crip Camp";
- "The Mole Agent";
- "My Octopus Teacher";
- "Time".
Melhor Design de Produção
- "The Father";
- "Ma Rainey's Black Bottom";
- "Mank";
- "News of the World";
- "Tenet".
Melhor Fotografia
- "Judas and the Black Messiah";
- "Mank";
- "News of the World";
- "Nomadland";
- "The Trial of the Chicago 7".
Melhores Efeitos Visuais
- "Love and Monsters";
- "The Midnight Sky";
- "Mulan";
- "The One and Only Ivan";
- "Tenet".
Melhor Caracterização
- "Emma.";
- "Hillbilly Elegy";
- "Ma Rainey's Black Bottom";
- "Mank";
- "Pinocchio".
Melhor Filme de Animação
- "Soul";
- "Wolfwalkers";
- "Onward";
- "Over the Moon";
- "A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon".
Melhor Canção Original
- "Fight For You", de "Judas and the Black Messiah";
- "Hear My Voice", de "The Trial of the Chicago 7";
- "Husavik", de "Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga";
- "lo Sì (Seen)", de "The Life Ahead (La Vita Davanti a Se)";
- "Speak Now", de "One Night in Miami...".
Melhor Argumento Adaptado
- "Borat Subsequent Moviefilm";
- Christopher Hampton and Florian Zeller, "The Father";
- Chloé Zhao, "Nomadland";
- Kemp Powers, "One Night in Miami…";
- Ramin Bahrani, "The White Tiger".
Melhor Argumento Original
- "Judas and the Black Messiah";
- Lee Isaac Chung, "Minari";
- Emerald Fennell, "Promising Young Woman";
- "Sound of Metal";
- Aaron Sorkin, "The Trial of the Chicago 7".
Melhor Realização
- Thomas Vinterberg, "Another Round";
- David Fincher, "Mank";
- Lee Isaac Chung, "Minari";
- Chloé Zhao, "Nomadland";
- Emerald Fennell, "Promising Young Woman".