6 de Maio é a data em que se assinala o Dia Internacional Sem Dieta. Mas não se iludam, esta celebração não é uma ode, nem tão pouco um incentivo, a uma alimentação que tem por base alimentos menos saudáveis. Na verdade este Dia serve para nos relembrarmos que nos devemos aceitar como somos, fomentar uma relação positiva com o nosso corpo e evitar que estejamos reféns de dietas altamente restritivas, que estão associadas a um padrão de beleza diferente daquele que vemos reflectido no espelho.

Geralmente estes assuntos são falados com relativa leveza. Mas há efectivamente pessoas que sofrem bastante e que são marginalizadas profissionalmente. Claro que há muito caminho pela frente para que se consiga que a sociedade se reorganize e olhe para cada indivíduo para lá do seu aspecto físico. Hoje partilho convosco 5 dicas que podem fazer com que isto seja uma realidade!

5 - Regrar os nossos comentários.

Muitas vezes estas discriminações começam por coisas que dizemos "sem pensar". Em casa, entre amigos... mas ideias que acabam por ser incutidas no subconsciente das crianças, tal como foram no nosso, de que o aspecto físico dos outros lhes confere mais ou menos valor.

4 - Procurar um especialista em alimentação.

Todos nós deveríamos - em algum momento da nossa vida - saber um pouco mais sobre alimentação. Perceber o que seria um bom plano alimentar para o nosso dia-a-dia, que alimentos podíamos integrar e esclarecer dúvidas práticas sobre dificuldades que encontramos nas nossas rotinas.

3 - Implementar rotinas de autocuidado.

Cuidar da alimentação, manter a pele hidratada, regular o nosso stress, parar para perceber como nos sentimos. Enfim... várias dicas que vou falando aqui nesta rubrica e que nos ajudam a estar atentos ao nosso corpo e às nossas emoções.

2 - Desenvolver o amor-próprio.

A dica anterior está muito ligada a esta. Na verdade, o autocuidado ajuda-nos a desenvolver a auto-estima. E podemos fazê-lo também pelas pessoas que estão no nosso núcleo: essencialmente as crianças, encorajo-as a ter um discurso positivo com elas mesmas e com os amigos e familiares.

1 - Não fazer "dieta".

Na verdade, implementar um estilo de vida que não seja altamente restritivo e que nos permita ser felizes! Fazendo boas escolhas diárias que nos façam sentir bem e que estejam alinhadas com hábitos saudáveis.
Ana Gomes