Este verão, os ajuntamentos vão ter de ficar, mais uma vez, para mais tarde.

Há os que sempre gostaram de passar férias em sítios calmos e com poucas pessoas, e há os que em férias preferem ver pessoas, praias cheias e restaurantes com muita vida.


Este ano, a realidade será semelhante à de 2020, por isso vale mais prevenir e saber já de antemão quais são os sítios - dentro e fora de Portugal - que poderão estar lotados. Como? Foi feito um estudo pela Civitatis — uma companhia de distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades – que revela os destinos eleitos pelos portugueses para passar férias.

Espanha é o destino preferido, com 47 % das reservas, depois Itália (16 %) e França (10 %).

Destes países, as cidades com mais reservas são Barcelona, Roma e Paris. As restantes cidades citadas são Sevilha, Vigo, Malta, Cancún, Cairo, Luxor e Marraquexe.



Relativamente a destinos portugueses, Mirando do Douro ocupa o primeiro lugar, seguida de Lisboa, Aveiro, Porto, Portimão, Braga, ilha da Madeira, Guimarães, Coimbra e Porto Santo.



Se ainda não marcaste as tuas férias, temos algumas sugestões para ti com base nas praias portuguesas mais citadas no Instagram. Não precisas de sair do país para encontrar verdadeiros paraísos e, numa altura como esta, o melhor é mesmo tirar partido do que é nosso. Tanto para o turismo, como para a saúde pública. A pandemia não tira férias.