As férias são a oportunidade perfeita para fazermos mais e melhor por nós.

Com isto não quero dizer que nos devemos encher de privações - todos sabemos que nas férias até acabamos por fazer coisas que habitualmente não fazemos - mas podemos aproveitar a pausa para algumas coisas! Deixo 5 dicas para por na lista:

- Fazer Caminhadas:

Há quem mantenha a sua motivação e continue a treinar, há quem decida fazer uma pausa.... mas também existe uma grande franja da população que não tenho por hábito praticar exercício físico, não se dedica a isso nas férias. Compreensível? Diria que sim! Mas ainda assim o facto de termos tempo livre e há partida com muito menos preocupações deixa em aberto a possibilidade de podermos fazer algo diferente. Trocar o carro por um passeio a pé, quer nas proximidades do sítio onde ficam alojados, quer na praia ou até mesmo no meio de uma montanha! Também temos a hipótese de conhecer melhor a nossa área de residência, caso as férias sejam por casa.

- Dar Foco Aos Cuidados Pessoais:

Aproveite para marcar uma massagem, um tratamento que tem vindo a adiar. Ou mesmo um Spa Caseiro, com tudo aquilo a quem direito!

- Prestar atenção à sua alimentação:

Quer por dedicar mais tempo à cozinha, por planear refeições ou por ficar atento à forma como o seu corpo reage a vários alimentos. É uma altura óptima para conseguirmos melhorar hábitos alimentares e experimentar novas combinações.

- Incorporar um hábito mindfulness:

Jogar cartas também está a contar! Pintar desenhos como mandalas, ou mesmo ilustrações, fazer palavras cruzadas ou sopas de letras. Algo que nos prenda a atenção, exija a nossa concentração e nos tire a cabeça das problemáticas do dia-a-dia.

- Sonhar e Planear:

Há quem tire férias para se inspirar. Compreendo perfeitamente! Eu sou o tipo de pessoa que volta das pausas cheia de ideias e projectos. O tempo livre ajuda-me a perspectivar, alinhar objectivos e traçar planos. A sensação de bem-estar associada a estes pensamentos é - por si mesma - um motivo mais do que válido para empreendermos neste planeamento. Claro que, se colocarmos as coisas em prática, será ainda melhor.
Ana Gomes