O código da estrada no Reino Unido poderá vir a sofrer algumas alterações que já estão a dar que falar. Em cima da mesa está a possibilidade de os condutores terem de dar prioridade a peões e a bicicletas na estrada, uma vez que se prevê que estes são os que representam um maior perigo. Por isso, a solução passa por adotar uma condução cada vez mais defensiva.


Estas são alterações que ainda não foram aprovadas pelo Parlamento britânico, por coincidir com o período de férias dos deputados. Estará para breve esta (grande) mudança? Não se sabe ainda, mas se for posto em prática é isto que estará em vigor: quando os peões quiserem atravessar uma estrada terão prioridade, assim como os ciclistas que viajam em linha reta nos cruzamentos.


Mas o que está ainda a causar mais polémica é a hierarquia de responsabilidade, que foi criada colocando no topo os condutores que correm maior risco em caso de colisão. Assim, em primeiro, surgem os peões, depois os ciclistas, cavaleiros, motociclistas e carros. À medida que a lista avança, começam a surgir os veículos pesados.



Esta alteração tem por base a seguinte organização: os condutores de automóveis serão responsáveis por garantir a segurança dos ciclistas, enquanto os ciclistas serão responsáveis por cuidar dos peões.


Os condutores que têm probabilidade de causar maiores danos devem assumir a maior parte da responsabilidade para reduzir o perigo que representam. Assim, com base nesta hierarquia, os carros têm uma responsabilidade maior para com quem dirige um motociclo, por exemplo.