O novo "West Side Story" de Steven Spielberg chegou aos cinemas portugueses dia 8 de Dezembro com a RFM. Esta é a versão 2021 para um dos maiores músicais de todos os tempos, um filme esperado com muita expectativa. Por isso dia 30 de Novembro a antestreia Vip, no Teatro Tivoli BBVA que completava neste dia 97 anos, só podia ser muito concorrida.
A RFM esteve lá e ,antes do início do filme, a Teresa Lage tentou perceber se todos aqueles nomes da moda, televisão, música e teatro ali presentes sabiam ao que íam, conheciam as músicas de "West Side Story" e o que esperavam do filme.
Falámos com o ator Luís Esparteiro, os músicos Nuno Guerreiro (da Ala dos Namorados), Wanda Stuart, FF, o mítico apresentador Eládio Clímaco e com os estilistas Fátima Lopes e João Rolo, entre outros, mas quem cantou melhor foi.... Ouve no video em baixo!
Realizado, por Steven Spielberg (que já nos deu filmes como E.T. o extraterrestre”, “Indiana Jones” e “Jurassic Park ), com guião de Tony Kushner, ( vencedor dos Prémios Pulitzer e Tony), "West Side Story” conta a clássica história das rivalidades e paixões entre dois jovens, em 1957 na cidade de Nova Iorque.
Esta é uma história de amor intemporal, a de Maria e Tony, uma rapariga de Porto Rico e um rapaz europeu que se apaixonam perdidamente um pelo outro. No entanto o seu amor está condenado pelo mundo o que os rodeia, não é bem visto pelas suas famílias e amigos e provoca uma rivalidade ainda maior entre os seus gangues, os Jets e os Sharks.
A mensagem de "West Side Story”é hoje mais atual, uma época em que o racismo e xenofobia estão na ordem do dia, do que em 1957 quando o musical se estreou na Broadway.
No entanto, "West Side Story” sugere que a esperança pode nascer no meio da devastação e do desespero e que o amor transcende tudo.
"West Side Story”é um clássico, símbolo da cultura americana, uma história que conquistou fãs de várias gerações em todo o mundo.
A banda sonora é de Leonard Bernstein (música) e Stephen Sondheim ( letras) (Stephen morreu há dias, a 26 de novembro 2021, com 91 anos) e inclui clássicos como "Maria", "America", "Tonight" e "Somewhere".