Dar um abraço é reconfortante. Recarrega baterias. Aquece o coração e a alma. Faz-nos estar mais próximos da pessoa a quem estamos a dar um abraço e mais seguros nessa troca de carinho.


Dão-se abraços de muitas formas e feitios. Uns mais fortes e apertados, outros mais tímidos e menos intensos, mas existe uma forma que indica como é que se dá o melhor. Será que o abraço deve ser longo ou curto? Os braços estão por baixo ou por cima dos ombros? E isto muda se o abraço for dado a amigas e a amigos ou a namorados e namoradas?



Para todas as perguntas, há respostas e, por isso, a Ciência decidiu ajudar.


Para tal, uma equipa reuniu 45 estudantes universitários para participar na investigação. As pessoas foram vendadas e tiveram de se abraçar durante 1, 5 e 10 segundos, alternando entre a combinação cintura-pescoço e em que ambas cruzavam os braços.


No final, os abraços mais curtos foram considerados os menos agradáveis e os mais longos, ou seja, de 5 e 10 segundos, os mais prazerosos.


No entanto, esta experiência não foi suficiente para chegar a uma conclusão, uma vez que aconteceu num laboratório e os cientistas admitiram que não é o cenário ideal para avaliar o impacto de um abraço.


Por isso, procedeu-se a mais uma experiência e, desta vez, na rua. A equipa pediu a 200 estudantes para darem abraços uns aos outros sem qualquer indicação ou especificação. Era somente um abraço normal!


Os investigadores registaram o estilo, a proximidade, a altura e o género dos participantes para chegarem a uma conclusão.


O abraço de eleição foi o cruzado, ou seja, aquele que é dado com um braço por cima do ombro e outro por baixo, e esta preferência pode dever-se ao facto de a maioria dos voluntários ter sensivelmente o mesmo tamanho.


Assim sendo, os cientistas concluíram que o melhor abraço se dá com um braço por cima, um braço por baixo, que dura, pelo menos, 5 segundos, mas não mais do que 10.



Simples, certo? Da próxima vez que deres um abraço a um amigo, familiar ou companheiro, lembra-te destes passos, mas, mais do que tudo isto, dá-os com significado.