Em terreno hostil, muito conflituoso e disputado militarmente, existe espaço para iniciativas solidárias ganharem vida e transmitirem alguma esperança.


Na Faixa de Gaza, uma associação de resgate de animais decidiu dar uma nova vida a carros de brincar e a bicicletas. Se, em tempos, estes brinquedos fizeram algumas crianças felizes, agora é a vez de cães e gatos.


Os trabalhadores do abrigo de animais de Sulala no enclave palestiniano estão a utilizar as rodas de carros de brincar e de bicicletas para construir dispositivos de mobilidade para cães e gatos com paralisia e vítimas de acidentes. Desta forma, os animais vão poder voltar a andar, a correr e a brincar!


A associação abriga cerca de 32 cães e gatos sem liberdade de movimentos por causa de acidentes sofridos. Desta feita, pôs-se mãos à obra, fizeram-se próteses artificiais feitas de madeira e de metal reciclados a partir dos brinquedos velhos e devolveu-se alguma mobilidade a estes animais.


Um dos exemplos é o de Lucy que ficou com as patas traseiras paralisadas após um acidente de carro. O abrigo onde vive construiu-lhe uma cadeira de rodas improvisada que conta com os pneus de uma antiga bicicleta para crianças. Com esta enorme ajuda, Lucy, de acordo com a agência Reuters, “consegue deslizar a parte superior do seu corpo através de um arnês que liga uma estrutura metálica às rodas” e, com isto, lá vai ela!



A par dos cães, os trabalhadores deste abrigo criaram um dispositivo semelhante para os gatos em que são utilizadas as pequenas rodas de um carro de corrida.


Neste momento, na Faixa de Gaza não existem centros médicos especializados para animais e, por isso, a deslocação dos cães e dos gatos do abrigo depende da vontade de querer ajudar dos trabalhadores deste abrigo e ainda de doações de instituições de caridade.


Na realidade, os animais precisariam de próteses, mas os dois centros que existem estão ocupados em fornecer membros artificiais a cerca de 1600 amputados na Faixa de Gaza.


A iniciativa deste abrigo de animais torna-se essencial e vital para que os cães e gatos possam voltar a ter uma vida mais feliz.