Sempre se ouviu dizer que o queijo tornava as pessoas mais esquecidas, mas a ciência veio provar que este mito não passava disso mesmo. Terá a alimentação mesmo influencia na nossa memória? Sim, segundo Uma Naidoo, nutricionista e professora em Harvard, que fez uma lista de alimentos que põe em causa a tua memória.


O queijo não entra diretamente neste grupo, mas há tantos outros alimentos que, de certeza, fazem parte da tua rotina alimentar. São eles, os açúcares adicionados, fritos, hidratos de carbono com alto índice glicémico, álcool e nitratos.


  • Açúcares adicionados


O açúcar influencia a atividade do cérebro. Se és daqueles que não passa sem um doce por dia e, por norma, exageras nas doses diárias recomendadas de açúcar, este aviso é para ti. O açúcar em exagero prejudica o hipocampo, a zona cerebral que é a principal estimuladora da memória.



  • Fritos


São tão bons com a sua crocância, mas retiram capacidade cerebral. Aqui não há exceções. Todos os alimentos que sejam fritos prejudicam a memória.


  • Hidratos de carbono com alto índice glicémico


Pão, massas, arroz e derivados de farinha refinados também estão neste grupo.


  • Álcool


Para além dos danos que causa no fígado, o consumo elevado de álcool está ligado a quadros de demência em indivíduos mais idosos.


  • Nitratos


Estão presentes em alguns vegetais, bacon, salame, salsichas, entre outros.

Com o avançar da idade, é normal sentires que a tua memória vai ficando cada vez menos forte. Faz parte do processo de envelhecimento. Se o puderes retardar o mais possível com aquilo que colocas no prato, o teu cérebro agradece.