Quem é que já tem saudades do cheiro a sardinha assada? De uma bifana ou outra a virar na brasa? Da música, da algazarra e da animação? Das marchas populares e das ruas de Lisboa com mais vida?



Após uma pausa prolongada e forçada de dois anos devido à pandemia de Covid-19, as festas populares de Lisboa, que celebram, sobretudo, o Dia de Santo António, assinalado a 13 de junho, estão de volta!


No entanto, é desde o início do mês de junho que as ruas começam a ser decoradas e a ganhar ainda mais vida para receber milhares de portugueses e de turistas que querem divertir-se nos santos populares.


Em junho deste ano, os arraias, as marchas e os casamentos de Santo António estão de regresso, e quem o confirmou foi Diogo Moura, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, ao "Correio da Manhã".


Em declarações ao mesmo jornal, "as festas populares são a alma da cidade. É nosso desejo e vontade que se realizem a 100 por cento", afirmou o vereador, e revelou também que a Altice Arena já se encontra reservada para receber as marchas populares, marcadas para os dias 3, 4 e 5 de junho. No que diz respeito ao desfile pela Avenida da Liberdade, ainda não é certo que aconteça, mas se se realizar vai contar "com limitações ao número de pessoas".


Os marchantes estão a contar os dias para voltar às ruas e, de acordo com o mesmo jornal, o tema deste ano está relacionado com Amália Rodrigues e a marcha "vai recriar os temas da Alfama antiga".


Foram dois anos de pausa, em que não foi possível celebrar os tradicionais Santos Populares, que fazem parte da nossa cidade e cultura. 2022 é, finalmente, o ano em que vamos ver as ruas de Lisboa em festa novamente!