A tua casa tem de ser um lugar que te transmita paz, tranquilidade, conforto e, em muitos casos, felicidade. A decoração tem um papel preponderante neste campo. A forma como dispões um sofá, o móvel da tv, quadros, espelhos, podem fazer toda a diferença na tua sala e nas sensações que te transmite.


Se estes não são os sentimentos que a tua casa te transmite, neste momento, está na hora de mudar. E, calma, que não precisas de mudar toda a decoração. Basta alterar alguns detalhes para fazer uma grande diferença na tua casa. E não te esqueças que manter a casa arrumada é meio caminho andado para teres a mente mais clara e limpa.

Está na altura de dizeres adeus às coisas que não te estão a fazer feliz.


Heranças


Tens coisas em casa que nem gostas assim tanto e que manténs só porque fazem parte de uma herança familiar? Está na altura de as ofereceres. Sejam jarras, loiça, um móvel, livros, dá a outro membro da família ou, em último caso, vende.

Ultrapassa essa culpa que te impede de te livrares de coisas que não gostas. A psicóloga Susan Bartell diz, ao site Better Homes, que essas coisas podem causar desordem na casa e sobrecarregar-te emocionalmente. Dá espaço à tua casa para teres objetos que vão ao encontro do teu estilo e livra-te do que não te traz alegria.



Objetos partidos


Há quanto tempo estás para mudar o vidro daquela moldura que se partiu há anos? Está na altura de o fazeres. Isto porque para além de ter influência no lado estético da tua casa - ninguém gosta de ver coisas partidas - também pode ter impacto na tua energia. A arquiteta e consultora de feng shui Anjie Cho diz ao site que objetos partidos criam uma energia pesada.



Papelada


É incrível como os papéis crescem em tua casa, certo? Cartões de aniversários, faturas para pagar, cartas antigas, recibos, contratos, documentos de toda e qualquer burocracia. Há papéis que podem remeter para memória antigas e que as pessoas têm medo de deixar ir, como esses cartões e convites que uma amiga ou ex-namorado te escreveu há anos.

Mas, grandes montes de papelada, podem causar ansiedade e stress. E ninguém quer isso, certo? Felizmente, já estamos na era do digital, por isso está na altura ou de guardares tudo numa gaveta, ou de te desfazeres desses papéis.



Plantas mortas ou secas


Plantas mortas é para deitar logo fora. Se já não há nada a fazer, também não há razão para a manteres em casa. Não deixa de ser um ser morto que tens em casa. Se a planta estiver seca, tenta recuperá-la, mas num sítio onde não a vejas regularmente. Por exemplo, deixa-a na varanda.




Medicamentos fora do prazo de validade


A gaveta ou a prateleira dos medicamentos é um tema sensível, porque são raras as pessoas que a têm devidamente organizada. Ao longo da vida, é normal acumulares medicamentos. Só que depois quando te queres ver livre daquela dor de cabeça que já te está a atormentar desde manhã, não consegues encontrar logo o medicamento certo? Se sim, então está na altura de organizares a “farmácia” que tens em casa.

Deitar para o lixo todos os medicamentos que estão fora do prazo de validade é o primeiro passo. Nunca se sabe se, um dia, por engano, podes vir a tomar um comprimido que já não esteja dentro do prazo.



Livros que já não gostas


Os livros ainda ocupam algum espaço em casa, sobretudo se tiveres muitos. E esse espaço também se pode refletir emocionalmente. “Os livros trazem emoções fortes, porque nos contam histórias que acabam por ter algum impacto na nossa vida e expandem a nossa imaginação”, diz Christina Waters, autora do livro “Dentro da chama: a alegria de valorizar o que já tem”.



Cortinas pesadas


Cortinas compridas e pesadas podem fazer sentir-te enclausurado e pesar o ambiente. Não te esqueças: tudo o que seja leve e claro vai transmitir-te paz.



Entradas livres, vida mais leve


Desimpede a entrada da tua casa, para poderes entrar sem obstáculos. Entraves na entrada da casa são entraves na vida, segundo o feng shui, já para não falar que é logo a primeira imagem que se tem da tua casa.